h3.post-title {text-align: center; Desafio Literário 2015! - Apenas uma Leitura

Desafio Literário 2015!

Olá amores, estou aqui no primeiro sábado do ano e no primeiro post do ano aqui no Apenas uma Leitura para desafiá-los ahaha!



Como muitos de vocês sabem ano passado eu estava participando de um desafio literário,organizado por mim e a Poline do Na Casa de Pandora.O nosso objetivo era juntar pessoas que estavam meio perdidas em suas metas literárias já no primeiro semestre do ano e queriam compensar no segundo semestre.Então organizamos um desafio literário de apenas seis meses para essas pessoas(e para nós mesmas também aha).O Desafio Literário 2014.2 não conseguiu alcançar muitos blogs para participar,mas os poucos que participaram foram maravilhosos,nos ajudaram a manter o controle e nos deram novas dicas para concretizar o segundo Desafio Literário organizado por mim e pela Poline(um beijão para todos e espero ver vocês de novo esse ano,ok?)!

O desafio foi inteiramente pensado por mim e pela Poline e está bem diferente do que organizamos ano passado... O tema do DL15(Desafio Literário 2015) é Leituras de Janeiro a Dezembro para você.Pensamos em cada mês do ano relacionar o livro a uma data especial comemorada naquele mês...E que tal conhecer o desafio?



1- Um Livro que está te Esperando na Estante

Sabe aquele livro que você comprou ou ganhou há um tempo e você prometeu que assim que desse leria?? Que tal começar o ano cumprindo essa promessa?? Afinal, janeiro é mês de férias, e tempo de dar prioridade a coisas prazerosas, e nada melhor que ler um bom livro.

2- Um Livro sobre Câncer ou com personagem com câncer

Em Fevereiro temos o Dia Mundial do Combate ao Câncer no dia 04/02 e o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância no dia 15/02, então vamos homenagear as pessoas que lutam contra essa doença lendo um livro que retrate a força delas.

3- Um Livro de Autora Feminina com Protagonista Feminina

08 de março é o Dia Internacional da Mulher, e você sabia que, em pleno século XXI, quando as mulheres querem escrever sobre assuntos "não-femininos", como romances, são encorajadas a usar apenas suas iniciais para fingir que são homens? Isso aconteceu com J.K. Rowling! Então a terceira etapa deste desafio vai ser em homenagem às autoras femininas.

 4- Um Livro Clássico de um Autor Brasileiro

Em abril temos muitas datas cívicas, inclusive a comemoração do descobrimento do Brasil, e por isso essa etapa para homenagear nosso autores clássicos brasileiros.

5- Um Livro sobre Escravidão

Dia 13 de Maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, e inspirado nessa data você deve um livro com o tema escravidão, em que um personagem seja submisso ou escravizado por alguém ou algo. E um dica: não precisa ser só a escravidão antiga, você pode escolher uma distopia que fale sobre o como os pessoas podem ser escravizadas pelo medo ou por jogos de poder.

6- Um Livro sobre o Inverno

Em Junho o inverno chega, e a calor começa a diminuir, ou pelo menos deveria. Então que nada melhor do que um livro que se passe no inverno, ou em um ambiente gelado para refrescar um pouquinho as coisas e nos preparar pra a nova estação
.
7- Um Livro sobre Amizade

Dia 20 de Julho: Dia Internacional da Amizade. Vamos comemorar esta data com um livro que destaque a amizade entre os personagens, ou que tenha um personagem que você queria muito ter como amigo, e não se esqueça de dizer o porquê.

8- Um Livro Pessimista

Agosto é conhecido por ser um mês de azar, então resolvemos pegar pesado: escolha um livro triste, em que algum personagem sofra com depressão, tenha algum trauma desse gênero, ou seja alguém bem pessimista.

9- Um Livro Escolhido pela Capa

Setembro é o mês das flores, quando celebramos o fim do inverno e a chegada da primavera, e isso nos faz pensar em coisas bonitas, então nada melhor que escolher um livro bem bonito para dar as boas vindas à nova estação. E não se sinta culpado por escolher um livro pela capa, você pode se surpreender!

10- Um Livro Infantil

Outubro é o mês das crianças então escolha um livro infantil e se divirta! 

11- Um Livro sobre a Morte

No começo de Novembro temos um dia para relembrar das pessoas que se foram, então o livro escolhido para essa etapa deverá falar sobre a dor de perder alguém querido, onde um dos personagens lida com a perda e a saudade.

12- Um Livro sobre o Natal

Final de ano, então nada mais apropriado que um livro natalino para fechar o ano.

Gostou dos temas?? Então vamos às regras!



1- As etapas do desafio foram inspiradas nos meses do ano. Isso não significa que você precisa fazer a leitura naquele mês específico, mas precisa seguir a ordem das etapas. 

2- Você pode começar quando quiser, desde que faça todas as leituras até o dia 31/12/15.

3- Os blogueiros que quiserem participar do desafio devem responder ESTE formulário, participar do grupo Desafio Literário 2015 e fazer um post até o dia 15/01 divulgando o desafio no seu blog, e depois publicar o link do post no grupo do Facebook. O post de divulgação deverá ser ilustrado com umas das  imagem:



4- Todo mundo pode participar, mesmo sem ser blogueiro. Essa é uma oportunidade de se desafiar, de se dedicar ao hábito da leitura. Porém apenas os blogueiros participarão do sorteio que será realizado no fim do desafio. Infelizmente a única forma de saber que o participante cumpriu todas as regras do desafio é através das postagens.

5- A cada leitura serão divulgados prazos de postagem das resenhas. Quem atender os prazos terá o link divulgado pela Mariana e por mim, nos dois blogs. Os links deverão ser publicados no grupo do Facebook. Quem não fizer a leitura até o prazo continua participando do desafio, mas não terá o post divulgado.

Eu sei que parece bem fácil, mas só uma pessoa consegui terminar o desafio ano passado, então pense duas vezes antes de esnobar esse, viu!  Espero que muita gente participe e que vocês consigam chegar até o final. Se vocês ainda tiverem dúvidas, é só deixar um comentário aqui ou no grupo que eu e a Poline iremos responder.

Ah! E lembrem-se de usar a hastag #DL15 sempre que publicar algo relacionado ao desafio, seja no Facebook ou no Instagram. Assim poderemos acompanhar cada um de vocês.

Feliz 2015 e que o desafio comece!

6 comentários

  1. Adorei o desafio. Já fiz a minha inscrição e espero conseguir!

    http://eaijl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você e seu blog foram tagueados! Divirta-se!
    http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/01/respondendo-tags-eu-blogueir.html

    ResponderExcluir
  3. Um livro cujo autor seja mulher e um livro que fale de amizade. Pode indicar o Estranho Ímpar, de minha autoria? hahahaha

    Parabéns pela iniciativa, adorei!

    www.idealiizar.com.br

    ResponderExcluir
  4. A primeira resenha deve ser entregue até que dia?
    http://ideias-esdruxulas.blogspot.com.br/2015/01/post-de-lancamento-do-desafio-literario.html

    ResponderExcluir
  5. Participando.
    http://retalhosnomundo.blogspot.com.br/2015/01/desafio-literario-2015.html
    http://retalhosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Topo