h3.post-title {text-align: center; Resenha | Fake - Apenas uma Leitura

Resenha | Fake


















Olá, pessoas lindas <3 Como vocês estão? Eu estou bem! A resenha de hoje é do livro Fake de nosso autor parceiro, Felipe Barenco. Espero que vocês gostem!

SINOPSE


Téo está prestes a completar vinte anos e foi aprovado para o curso de Direito. Não bastasse a euforia em começar a faculdade, ele conhece Davi, um garoto que acabou de chegar ao Rio de Janeiro para ser ator. Os dois se apaixonam, mas como o mundo real costuma ser um pouquinho menos perfeito do que as comédias românticas, quanto mais Téo se aproxima do rapaz, mais descobre que não sabe nada sobre ele.

Além disso, o livro fala sobre a descoberta da sexualidade e retrata os dilemas de seu protagonista para se assumir gay dentro de casa. Como contar aos pais? Será que precisa mesmo? Existe um momento certo para contar? Ou será que todos já sabem? São tantas perguntas! Por que se assumir é tão fácil para todo mundo e tão difícil pro Téo?

AUTOR

Felipe Barenco nasceu em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, em 1983. Formado em Direção Teatral pela UFRJ, escreve para teatro, tevê e cinema. Na internet ficou conhecido com o perfil de humor @donashakespeare.







RESENHA

Fake é um livro Young Adult, escrito por Felipe Barenco. O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva do jovem Téo. Téo está iniciando a vida de universitário da UERJ e como todo romântico incurável, fantasia seu grande amor.

“Relacionamentos são como um livro: alguns capítulos simplesmente não valem a pena.”

No começo do livro, Téo nos introduz no seu universo familiar para entendermos o porquê do quão complicado seria ele contar para seus pais que ele é  gay. A família de Téo é uma família tradicional brasileira, digamos, eles sempre se reúnem para jantares que cobrem os “podres” dos membros da família. O familiar mais próximo de Téo é sua Tia Eleonora, ela é aquele típico personagem que não conseguimos não amar. Mas a figura familiar do Téo que eu mais gostei foi a avó, sério, não teve como eu não me lembrar da minha querida avó <3

Nesse contexto, Téo conhece Davi. Davi é um garoto do interior que veio para a cidade grande tentar carreira como ator. Logo, os dois sentem atração um pelo outro e começam um relacionamento confuso e dificultoso. Aqui que todos nós começamos a nos identificar com o Téo, independente da sexualidade. Me digam, quais de vocês nunca se viram em uma relação que você estava dando mais, dando mais amor, dando mais de si? Assim que eu enxergava o Téo, um cara que se entregava em um romance e de repente estava perdido e sem saída.

“Pessoas “estão juntas” fazendo compras no mercado. O motorista de táxi “está junto” do passageiro. O leitor “está junto” do livro. “Estar junto” não é sinal de absolutamente nada, é uma constatação óbvia da física que se transformou em status de relacionamento”

Um detalhe que escapa da sinopse é que Fake também aborda assuntos mais sérios como o HIV. E se você, amigo, disser que esse livro não é para você se justificando em “Não quero ler ‘A Culpa é das Estrelas’ com um casal gay”, pode parar por aí mesmo. O livro não tem foco no romance e muito menos na doença. O livro é um pouquinho de dose da realidade, sabe? Os dramas que um relacionamento pode trazer, o momento que percebemos que precisamos desapegar de algumas coisas para que outras possam vir na frente. Acredito que Fake trabalha mais com o amor e o descobrimento próprio, decepções que nos levam à lições para aprendermos sobre a vida.


“O movimento era sempre de perda. Costumam dizer que bem no fundo do poço tem uma mola. A esperança era de que no fundo do meu poço tivesse uma cama.”


A edição do livro é toda maravilhosa. A capa é linda, a diagramação é toda bonitinha <3 O que me chamou atenção na narração do Felipe foram os emoticons que ele usou em alguns diálogos, para expressar como o personagem está se sentindo, como se fosse um chat, sabe? Falando em chat, também adorei o design usado para representar as mensagens de texto no livro <3


Em Fake somos introduzidos  em uma ambiente familiar, e repito, independente de sua sexualidade. Muitas vezes nos identificamos com diversas situações vivenciadas por Téo. Encontramos personagens que facilmente são substituídos em nossa mente por pessoas ao nosso redor, por exemplo, o Tiago (melhor amigo do Téo) é aquele nosso amigo que nos acorda para a vida, aquele amigo que nos diz as verdade óbvias; A  Fernanda (amiga virtual do Téo) é aquela nossa amiga virtual a quem sempre recorremos, a nossa amiga que guarda os nossos segredos mais profundos e que sempre temos aquela esperança de um dia conhecê-la.

Se eu recomendo esse livro? Amigo, se você chegou até aqui e se interessou pelo livro eu não diria outras palavras para você a não ser “Leia esse livro”, de verdade.

Espero que vocês tenham gostado!

Beijos!
                                                                               

51 comentários

  1. Oii Mari,
    Eu to doido pra ler esse livro a muito tempo! Eu me interessei muito nele por causa da historia e o Klebio Damas (Melhor Booktuber <3) ama demais ele, então hehe.

    Beijos!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Biel!
      Espero que você leia em breve e acho que você irá se apaixonar pelo livro!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie Mari. Então,eu queria muito ler esse livro só pela capa,mas agora que você falou sobre a temática do livro EU PRECISO LER.OMG!! Me convenceu totalmente. Eu gosto desses livros que vem pra quebrar tabus ridículos. Amei a resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Key!
      Que ótimo! Essa capa é amor mesmo e a edição nem se fala haha. Espero que você leia em breve e goste muito do livro!
      Beijos!

      Excluir
  3. Que legal o livro. Achei a historia bem moderna. Reflete bem nossa atualidade.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara!
      Exato! O livro trabalha com assuntos do nosso cotidiano de uma forma bem simples e gostosa de ler!
      Beijos!

      Excluir
  4. Que legal, gostei bastante da diagramação, estou bem curiosa sobre o livro a premissa é otima! Tenho lido muitos nacionais, pela sua resenha creio que vou gostar do livro! Sua resenha ficou ótima! Parabéns pela parceria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila!
      Muito obrigada :) Pois assim que você tiver a oportunidade de lê-lo, leia!
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi mari!
    Eu não costumo ler YA's pois gosto mais dos livros com ficção, mas gostei muito de como você nos apresentou a história de Fake!
    Adorei a foto com a diagramação das mensagens :3 mt fofo <3
    Até li a conversa só de curiosidade! Heuheu
    Gostei do trecho do "estar junto", puta verdade!
    Parabéns pela resenha! :*
    simplyonestory.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Quel!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :) Caso queira sair um pouquinho da sua "zona de conforto literário" rs, indico Fake para ser sua leitura prova.
      Beijos :D

      Excluir
  6. Gente!!!!! O livro parece ótimo!!!! Amei a Resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beta!
      Leia quando tiver uma oportunidade, certo?
      Abraços!

      Excluir
  7. Gente!!!!! O livro parece ótimo!!!! Amei a Resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari.
    Já queria ler esse livro mas depois de ler sua resenha, virou leitura obrigatória!
    Beijos,
    Giulia
    garotaentremundos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Opa, ótimo ler isso :D Espero que você leia logo, logo <3
      Abraços!

      Excluir
  9. Oi, oi!

    Super me interessei pelo livro, tanto é que fui no site correndo ver se tinha pelo menos o primeiro capítulo disponível. E, olha só, tinha. :D

    Ando procurando por leituras assim com temas sérios, mas tratados de forma mais leve, sem levantar muita polêmica. Adorei o fato de o livro conter diálogos com ilustrações de rede social. Isso fica tão fofo.

    Adorei o livro. De verdade. Claro que irei ler!

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriel!
      Fico muito feliz com seu comentário (: Acho que essas são uma das melhores leituras, livros com temas sérios e uma narrativa descontraída! Adorei isso também. Uma boa leitura para você :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Nossa nunca tinha ouvido falar desse livro, e já comecei amando a capa muito linda.
    E gosto de histórias que fogem do que estamos acostumados, também amo histórias narradas em primeira pessoa, me faz sentir mais próxima do personagem. E ainda junta temas polêmicos.
    Amei a resenha.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Moça, esperando o que para ler o livro haha? Ele é tudo o que você procura e gosta e um pouquinho mais haha.
      Muito obrigada pela visita :)
      Beijos!

      Excluir
  11. Menina Mari eu fiquei apaixonado por esse livro e pela linguagem dele. O Felipe deixou os leitores bem a vontade e como disse na minha resenha você se sente em casa durante a leitura.

    Adorei a resenha, viu!
    E que bom que Fake conquistou você também.

    Bjão!
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Menino Di <3
      Exato, é um ambiente muito familiar para nós, jovens, e com uma linguagem super gostosa! Muito obrigada (:
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha.
    Fiquei suuuper afim de ler :D
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Tudo ótimo e com você?
      Que bom que gostou (: Espero que consiga ler em breve!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Mari.
    Adorei a resenha que você fez. Eu estou muito impressionada com a história desse livro. Eu quero ler e vou ler em breve.
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne!
      Muito obrigada! Espero que você leia em breve e depois me conte o que achou, beleza?
      Abraços!

      Excluir
  14. Olá, Mariana.
    Eu quero muito ler esse livro. Só li resenhas positivas dele até agora. E gosto muito dos assuntos abordados pelo autor. Infelizmente hoje em dia pouco se fala em HIV, até aprece que a doença não existe mais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil!
      Leia quando você tiver oportunidade, quero saber sua opinião! Exato, existe tanto tabu e preconceito em cima desse doença, né?
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?
    Esse é um livro que eu já ouvi falar, e comentários muito bons a respeito, e aborda um tema que muito me interessa e é de escritor brasileiro ou seja: o prato perfeito para mim, enfim, ótima a sua resenha, de verdade, parabéns!
    Estou seguindo e amando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog que fala sobre filmes, series e livros. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Willma! Tudo ótimo e com você?
      Fico muito feliz com seu comentário, espero te ver sempre por aqui <3
      Moça, se o livro é o prato perfeito para você, corre e leia haha :D
      Claro que irei passar no seu blog.
      Beijos!

      Excluir
  16. Conheci o livro através de um canal literária que falou muito bem dele, inclusive sorteou um exemplar. Fiquei bem curioso pela história, principalmente devido o tema o que livro aborda. Quero muito ler!!!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Ainda não conhecia nem ao autor, nem ao livro, mas pelas quotes, fotos e por sua resenha me interessei, parece ser bem critico, muito bem escrito e impactante, amo historias assim e fiquei bem curiosa, vou esperar ler mais uma resenha para me decidir hahah
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Elo!
      Se você gosta de tudo isso, arrisco que o livro será uma envolvente leitura para você!
      Beijos!

      Excluir
  18. Oi, Mari!
    Eu não conhecia nada; nem livro, nem autor.
    Ao término de sua resenha, fiquei com vontade de ir na livraria mais próxima e adquirir meu exemplar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Luiza!
      Que ótimo! Espero que logo, logo você leia o livro e tenha uma ótima leitura :D
      Beijos!

      Excluir
  19. Ainda não conhecia a obra, mas fiquei bem interessada pelo tema que retrata! Além da capa super linda, e por ela eu nunca imaginaria a história que tem dentro. Ótima resenha! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre séries, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi o livro pela primeira vez tambén não tinha ideia da estória haha. Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá,
    to vendo muita resenha desse livro e cada vez minha curiosidade vai se elevando. Parece ser uma ótima leitura, quero ler!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Tem sorteio no meu blog, venha participar!
    http://goo.gl/i03FzM
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Rebeca!
      Espero que você leia em breve e faça uma leitura muito proveitosa.
      Beijos :D

      Excluir
  21. Oi Mari!
    Confesso que fiquei muito curiosa com o livro.
    Já tinha o visto várias vezes em diversos blogs, mas essa é a resenha mais recente que li e só me deixou mais curiosa!
    Amei a resenha! Parabéns!!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/
    Tá rolando concurso cultural no blog! Valendo o box Saga Encantadas-edição econômica.http://goo.gl/4hKX0t

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!
      Que a sua curiosidade fale alto e você leia o livro e possa ser surpreendida haha :D
      Muito obrigada, linda!
      Abraços!

      Excluir
  22. Oi Mari! Gostei muito da resenha, deixou bem claro qual é a pegada do livro.
    Eu confesso que livros com essa abordagem, essa temática, não são os meus preferidos. Eu tenho problemas para "entrar" na obra, porque acabo não me identificando mutio com os personagens. Às vezes leio alguma coisa, para diversificar...Então, provavelmente esse é um dos que entram na listinha de prováveis futuras leituras!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!
      Entendo muito bem, Mah! Quando você quiser algo mais "leve" ou até mesmo diferente, deixe Fake em sua listinha haha.
      Beijos!

      Excluir
  23. Oi, Mari! Tudo bem? Ahhhh adorei a resenha! <3 Eu acho a capa desse livro muito linda e sempre leio ótimos comentários a respeito da obra, então não tem outra, né? Super quero lê-lo! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amei a capa do livro e amei tudooo, tudo mesmo, com certeza ele vai está na minha lista de livros <3

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Mari!
    Adorei a resenha!! Achei a premissa interessante e também o fato do autor falar sobre o HIV. A população em geral ainda tem pouco conhecimento a respeito e acho bacana autores abordarem para ajudar na divulgação de conhecimento.
    A diagramação parece estar linda mesmo e fiquei curiosa para conhecer a história. E que quote é esse sobre estar junto? Nunca tinha parado para ver por essa lado...
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Mari, você nos abandonou! =/ Que tristeza!

    Essa capa é linda, né? Me lembra uma galáxia e ao mesmo tempo me lembra o pôr do sol!
    Esse é um livro muito rico em informação, né? Ele fala sobre muitos assuntos importantes e parece ser aquele tipo de livro que todo jovem deveria ler.
    Eu só não leio pq não é muito meu tipo de leitura, mas fico feliz que tenha gostado tanto! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Vi varias resenha positivas sobre este livro e estou já curiosa para ler. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Mariana!
    Adorei o livro e a sua resenha. Gosto de livros que tratam de temas atuais, sérios, mas de forma leve e descontraída, e o livro parecer ser exatamente assim! Achei essa capa maravilhosa, e é nacional, ebaa! Tenho procurado ler mais livros nacionais, temos que conhecer mais os nossos autores e valorizar a nossa cultura, não é mesmo?

    Adorei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    O livro parece ser bem bacana mesmo, sempre vejo algo sobre ele por aí, mas confesso que a minha vontade de ler não é das maiores, sabe? Enfim, mas parece ser uma obra bacana.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, Mari!
    Fake tem uma capa linda *-* Achei muito interessante a trama! Parece ser divertida e leve em alguns pontos. Acho que irei gostar! Quero! Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

Topo