h3.post-title {text-align: center; Resenha | Miguel & Manuela - Apenas uma Leitura

Resenha | Miguel & Manuela


Olá, leitores lindos! Como vocês estão? Espero que bem :) Eu estou ótima, by the way! Hoje trouxe a resenha do conto “Miguel & Manuela” de meu amigo e blogueiro, Tony Lucas! Espero que gostem :D

SINOPSE:

Miguel e Manuela são diferentes e aparentemente não tinham nada em comum. Mas quando Miguel vê um comentário deixado por Manuela em um videoclipe da banda MS MR, os dois percebem que não só têm gostos parecidos como também têm problemas iguais.
Mensagens serão trocadas, telefonemas serão dados e uma forte ligação surgirá entre esses dois.
Em uma narrativa embalada por MS MR e que intercala presente e passado, Tony Lucas mostra como a música pode mudar (para melhor) a vida de dois completos estranhos.


AUTOR:

Tony Lucas tem 19 anos e mora em Tangará, no Rio Grande do Norte. É um grande devorador de livros e está sempre embarcando em novas leituras. Cansado de ler apenas as histórias escritas por outras pessoas, decidiu que em 2015 iria começar a escrever as suas próprias histórias. E foi o que fez: escreveu seu primeiro conto intitulado “Miguel & Manuela” e fez sua estreia na literatura brasileira.






RESENHA:


“Miguel & Manuela” é narrado por Miguel e Manuela, em uma narração intercalada. Manuela sonha cursar Medicina, mas por enquanto tem que se conformar com o trabalho de um expediente em farmácia. Miguel sonha ser Design Gráfico, mas cursa Direito por causa de seu pai “babaca”.

A garota que fez minha vida mudar para melhor e que me fez sentir especial e compreendido está aqui. Eu sei que ainda temos nossos vários problemas para enfrentar, mas isso não importa. O que importa é que estamos juntos.”

Manuela perdeu o pai, e agora tem que suportar o padrasto desagradável dentro de sua casa. A garota se irritava com a mãe pelo modo com ela reagia aos maus tratos e abusos do marido. Não ter condições de bancar uma faculdade era só um dos problemas encarados por Manuela. Ela tinha uma paixão pela banda “MS MR” e um dia assistindo um videoclipe novo da banda, decidiu comentar no vídeo, para que eles soubessem que tinha fãs no Brasil – Manuela não conhecia nenhum fã de “MS MR” no Brasil.

Mas chegou a hora de voltar para a realidade de Manuela de Souza. Uma realidade onde as pessoas não me entendem e sempre me decepcionam”

Miguel é filho de um vereador corrupto e teve que abandonar seu sonho de cursar Design Gráfico para cursar Direito, por vontade do pai. O garoto adorava a banda “MS MR”, para ele, as músicas eram uma válvula de escape da realidade falsa que ele vivia. Ao assistir o novo videoclipe da banda, ele é surpreendido por um comentário de uma fã brasileira, imediatamente, ele procura pela garota no Facebook e manda uma solicitação de amizade para Manuela.

“Levando em conta a minha vida repleta de farsas e pessoas falsas e superficiais, encontrar uma pessoa com gostos parecidos com os meus seria a melhor coisa que poderia me acontecer.” 

Manuela e Miguel começam a conversar e logo sentem empatia um com outro, uma segurança, uma confiança para desabafar com o estranho recém conhecido. Os dois são diferentes, de classes sociais diferentes, mas unidos pelo amor a musica. Entre várias mensagens aqui e telefonemas ali, eles tinham que se encontrar, conhecer a única pessoa que faz sentido em suas vidas. Então, eles marcam um encontro em um Shopping.

“Sim, estou conversando sobre todas as coisas pelo que passo e aguento calado para uma completa desconhecida. Não sei explicar o porquê de estar agindo assim, mas continuo falando.”

Manuela é a primeira a chegar ao ponto de encontro dos dois, mas Miguel já estava muito atrasado. Mil pensamentos atravessam a mente da garota, pensando que o garoto deu um bolo nela ou, em seu pensamento mais otimista, tinha acontecido algo com Miguel no caminho.

O que teria acontecido com o Miguel para que ele deixasse a Manuela esperando tanto no primeiro encontro? Isso mesmo, vocês vão saber isso e o desfecho desse conto lindo, claro, lendo o conto hahaha <3

“Miguel & Manuela” é um conto que fará com que qualquer adolescente ou jovem se identifique com seu enredo. Quem não ama música ou já teve (tem) uma amizade a partir de um gosto musical em comum? Ou até mesmo, quem nunca teve (tem) um amigo virtual a quem confidenciava (confidencia) seus segredos, decepções, surpresas e etc? Se você chegou aqui e se identificou com o que foi citado, já é o suficiente para ler o conto?

“Até então não me lembro de ter conhecido alguém que me fizesse se sentir tão seguro ao ponto de falar sobre todos os meus sentimentos ocultos, mas isso está acontecendo agora e eu aproveito o momento.”

O que mais me surpreendeu em relação ao conto foi a forma da narrativa, alternada entre o tempo presente e o passado. E o desfecho que me deixou com aquele gostinho de “quero mais”! Admito para vocês, se meu amigo Tony tivesse desenvolvido a trama dos personagens (e os personagens) em mais páginas, seria um livro que leria com todo prazer. Aliás, eu fui leitora beta do conto, meu nome está nos agradecimentos hahaha :D

“Miguel & Manuela” é para os apaixonados por música, para os que acreditam em amizade ou amor surgidos de uma conversa despretensiosa na internet ou para você, que  ama estórias leves e rápidas, com protagonistas carismáticos e uma escrita suave.

Beijos e até a próxima :D

17 comentários

  1. Oi, Mari! Tudo bem? Ahhh adorei a resenha! <3 Fico mega feliz em saber que você gostou do meu conto! <3 E ah, tenho uma novidade para te contar: provavelmente eu transforme (em breve) "Miguel & Manuela" em um livro. Espero que você o leia mesmo! haha

    Obrigado pelo apoio, carinho e resenha linda! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo e com você? Ah, eu adorei o conto e fico feliz por você ter gostado da resenha! Sério! ? Boa sorte com o projeto, enquanto aguardo por novidades ansiosamente :) Precisando estou aqui! Abraços!

      Excluir
  2. Que máximo Mari!!
    Não sabia que ele havia escrito um conto!! Adoro visitar o blog do Tony, :) adorei a resenha!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Que bom que gostou! Pois é, ele tem um conto e um blog maravilhosos <3
      Beijo!

      Excluir
  3. Oie tudo bem?
    Adorei a resenha, vi que apareceu duas ou três resenhas sobre esse livro e resolvi dar uma lida em algumas delas, não me arrependo de ter escolhido a sua, haha.
    A capa, o título e a sinopse me lembraram um pouco o livro Eleanor e Park em uma versão brasileira, haha, mas li a resenha e vi que só segue a mesma linha. Agora estou curiosa para saber o finaal, quero saber se ele vai ou não, espero que sim, haha.
    Beijos, Mundo de Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane!
      Que bom que gostou :D Fico feliz pela sua escolha haha! Ah, eu não li Eleanor e Park, mas garanto que Miguel e Manuela são apaixonantes <3 E aí, o que acontece, hein? Leia o conto para saber hahaha.
      Beijos, linda :D

      Excluir
  4. oi, oi.

    eu já li o conto, inclusive resenhei tbm no meu blog, e adorei. o Tony escreve muito bem! com alguns ajustes, o conto poderia facilmente se tornar um livro, né?! basta continuar divulgando bem e esperar o sucesso vir. :)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o conto e achei bem legal, principalmente para quem está começando agora na leitura.
    Muito bom ver o trabalho do Tony sendo divulgado tão bem.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  6. Esse conto parece ser fofo demais!
    Adoro música e acredito em amor/amizade que podem surgir de uma conversa despretensiosa num chat.
    Parabéns ao autor, porque essa é a terceira resenha, acho, que leio acerca desse conto e todas até aqui foram positivas.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Oie Mariana, tudo bom? Confesso que o livro não me impressionou :( Parece uma estória meio batida sabe? Mas o escritor talvez tenha dado algo diferente durante o desenvolvimento!
    Eu respondi uma tag no meu blog e te marquei! Espero que possa responder"
    http://apenasmais1livro.blogspot.com.br/2016/01/tag-esse-ou-esse.html
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mariana!
    Eu já vi a foto da capa do conto em vários lugares e estava curiosa para saber sobre o que se tratava. Surpreendi-me ao ver que me identifico total com a história do casal, já que a minha e do meu namorado foi semelhante hahah! Fiquei muito curiosa para ler o conto, parece estar fantástica, e os trechos mostram muito bem isso.
    Beijos, Bruna (http://calmajedi.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mariana.
    Eu também leria um livro inteiro da história deles. Eu adorei o conto e tomara que o Tony escreva tanto uma continuação como outros livros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Mariana !! Tudo bem ??
    Eu adoro o Tony e já queria muito ler o conto e agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda !! kkk
    Parabéns pela resenha linda <3
    Passei pra te avisar também que te indiquei no meu blog, depois dá uma passadinha pra conferir:
    http://blogpatyrezende.blogspot.com.br/2016/01/blog-amigo-awards-2015.html
    Bjim

    Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie Mariana =)

    Só ando vendo comentários super positivos desse livro. Estou ficando cada vez mais curiosa, pois a história parece ser uma graça mesmo ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mari!
    Awn esse conto do Tony é maravilhoso <3 A estória de Miguel e Manuela é muito fofa! Concordo que devia se tornar um livro haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. O Tony é um querido e Miguel e Manuela uma história doce e cheia de cor literalmente! Acho que você entendeu a minha resenha do conto como senso negativa, mas foi ao contrário, viu.

    Bjux, Menina.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já tive a oportunidade de ler esse conto, faz um tempinho, e adorei. Concordo que deve virar livro, acho que o conto é quase um prólogo pra uma ótima história que pode vir por aí!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir

Topo