h3.post-title {text-align: center; Resenha | Maestro! - Apenas uma Leitura

Resenha | Maestro!


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Eu estou ótima! Hoje trouxe a resenha do livro "Maestro! - Uma biografia: A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias", publicado e cedido para resenha pela Editora Gutenberg :)

Ano: 2015

Páginas: 336

Editora: Gutenberg

Autor: Ricardo Carvalho

Sinopse: Maestro! A biografia de João Carlos Martins desvenda o homem por trás do mito, revelando a rotina de luta e superação de um dos maiores artistas brasileiros e um dos melhores pianistas do mundo. Possuidor de um talento único, João Carlos construiu uma carreira de sucesso, mas uma sequência de tragédias pessoais afetou seriamente o movimento de suas mãos e o impediu de se dedicar plenamente à sua paixão pelo piano. Por seis vezes, ele se viu obrigado a abandonar a carreira e chegou a fazer mais de 20 cirurgias para recuperar o pleno movimento das mãos. Até que, aos 64 anos, para não se afastar da música, ele virou maestro. Desde então, criou a Fundação Bachiana para levar música clássica para as periferias das cidades e percorre o Brasil e o mundo com a sua orquestra, provando que persistência e força de vontade são fundamentais para a superação de problemas, mas que as vitórias só são alcançadas quando não se abandona a esperança!


"Maestro!" é um biografia, escrita pelo jornalista Ricardo Carvalho, do pianista e maestro João Carlos Martins. Livro publicado pela Editora Gutenberg com uma edição caprichada conta a vida de artista e de superação de um dos maiores intérpretes de Bach.

"Sou um pouco assim, mas tudo isso serve mesmo para ocupar o meu cotidiano e combater a frustração, porque tudo o que quero e faço na vida, inclusive ser maestro, é para, quem sabe um dia, voltar a tocar piano."

O grande infortúnio na vida do pianista era a sua saúde. Desde pequeno ele sofria convulsões, ou sofria bullying por causa de uma ferida no pescoço que vazava secreções. Com isso, ele se afastava das pessoas e era uma criança recatada, até que seu pai, Seu José, grande amante de música clássica, apresentou o futuro do filho - o piano.

"Não deixo uma tragédia me consumir, Minha regra é superar a tragédia."

João Carlos logo se mostrou um talento como intérprete de  nomes consagrados da música clássica. Não demorou muito para o jovem pianista subir aos palcos e conquistar críticas positivas em vários jornais. A partir do seu primeiro recital, ele não parou mais de ensaiar, tocar, encantar pessoas e conquistar os críticos. Aos 16 anos, decidiu pausar a carreira e se dedicar aos estudos, para que pudesse voltar, com tudo, em sua maioridade.

"A vida é o direito de se reinventar, e mais. A vida pode ser levada com a disciplina de um atleta e a alma de um poeta."

Em seu retorno, João Carlos continuava surpreendendo em seus recitais. O jovem prodígio recebeu a oportunidade de conquistar o público internacional, e começa aqui a carreira internacional do pianista brasileiro. Além do talento, que o acompanhava em qualquer viagem e em todo concerto, dores e espasmos em sua mão direita também o acompanhavam.

Não irei me prolongar fazendo uma segunda biografia de João Carlos (hahahaha), acredito que tudo que citei vocês possam encontrar, por exemplo, na Wikipedia.

"Maestro!" narra os momentos gloriosos protagonizados por João Carlos, mas também narra todas as tragédias que, por diversas vezes, o afastou de sua carreira. Ricardo se preocupou em incluir outros "personagens" da vida do pianista no livro, então nos deparamos com relatos de irmãos, amigos, empegados, sobre quem foi/é João Carlos. 

Acompanhamos toda a trajetória do artista, sua carreira como pianista, sua desventura como empresário, que acabou o metendo em um escândalo público, sua sua experiência na política e prestígio como maestro. Ricardo nos introduz na vida de superação de João Carlos.

Bullying, apoio do pai amante de música clássica, pianista prodígio, ovações nos palcos, críticas positivas a suas interpretações, carreira internacional, sua mania de não conseguir dizer "não", suas seduções e artimanhas, suas dificuldades para tocar com a mão direita, seu amor por futebol, acidente em uma partida de futebol, assalto que custou "caro" para o pianista, a revelação de um velho amigo que o fez seguir carreira como maestro e seu grande anseio de voltar a tocar piano. Tudo da vida de João Carlos está incluído na biografia, exceto, as suas ex-mulheres. O pianista pediu que Ricardo deixasse sua vida amorosa fora do livro para preservar suas ex-mulheres. O que mais gostei de conhecer sobre o grande pianista é grande pessoa que ele é, sempre ajudando pessoas, jovens prodígios, como ele, no meio musical <3

Essa foi uma das primeiras biografias que li, portanto é difícil criticar. Mas percebi que o livro não adotou uma certa ordem cronológica, alguns assuntos eram adiantados e outros retardados, isso me deixou um pouco confusa para me situar no tempo que certo momento aconteceu. No mais, a edição está caprichada, a diagramação não deixa a desejar. O livro apresenta várias fotos ilustrando diferentes momentos da vida do pianista e também documentos, recortes de jornais e outros elementos que acrescentam algo a narrativa.


Então, eu indico esse livro para vocês? Claro, mas com algumas considerações: Se você gostar do trabalho do maestro e pianista e querer conhecer um pouco mais sobre a vida dele; Se você é um amante de biografias; Ou se você está procurando uma nova leitura, com a mente aberta, eu indico esse livro para você, pois é incrível acompanhar a pessoa real que João Carlos é, e também acompanhar toda sua superação e determinação.

Me falem o que vocês acharam da resenha, o que preciso melhorar, como disse essa é minha primeira resenha de biografia e ainda estou tentando me aperfeiçoar!

Beijos e um ótimo feriado :D

12 comentários

  1. Oi, Menina Mari!
    Eu conheço a história desse Maestro, mas não me interesso tanto por ler uma biografia. Na verdade são raras as biografias que eu desejo ler. Essa é uma das que eu passaria adiante.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Não sou lá muito fã de biografia mas hora ou outro gosto de ler algo assim, é muito legal se sentir proximo do artista nesse nivel. Não conheço muito do trabalho dele mas acho que seria um bom jeito de conhecer!
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. This is awesome article and photos, and I fall in love now. Thanks for sharing all together. Regards from Visit Cambodia Tour Travel and tout Specialist.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari. S2
    Conheço um pouco da história do maestro e adoro biografias, sempre as guardo para ler em dado momento. Acredito que vá ler essa, sim, pois gosto de me aprofundar mais sobre a vida de pessoas que passaram por tanto!
    Bela resenha. Pra alguém que não tem contato com esse tipo de livro, voce representou bem. Beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, adorei a resenha, Mari! Ficou encantadora!
    Não costumo ler muitas biografias, devo ter lido umas 3 eu acho, mas gostei de todas elas, acho que não as leio mais por falta de hábito mesmo.
    Deve ser uma baita lição de vida ler mais sobre a vida do maestro e fiquei bem curiosa em ler o livro.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    Sua resenha ficou ótima e me deixou com muita vontade de ler o livro. A trajetória do João Carlos Martins é de muita garra e determinação e só por esse motivo já acho válido ler. Mas, além disso, o admiro como músico e gostaria de saber mais sobre sua caminhada na música clássica. Já tive oportunidade de assistir uma apresentação dele e é lindo demais!!!
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mariana! Tudo bem?
    Eu adoro ler biografias, apesar de fazer isso poucas vezes. Mas o caso é que leio mais das pessoas que possuem influência na minha vida, o que não é o caso do João Carlos Martins. Apesar disso, pela sua resenha, a história dele parece ser realmente marcante... Acho que assistiria algum documentário sobre a vida do maestro, quanto ao livro, não seria minha primeira escolha na livraria. Enfim, sua resenha está ótima! Bjs
    Jéssica S. - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari!
    Confesso que ler biografias não me atrai, mas esta pelo visto é cheia de lições de vida! Gostei de saber mais sobre o João Carlos, mas infelizmente não leria. Porém, para quem gosta de piano e música clássica seria maravilhoso! Adorei a resenha, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Hey!
    Adorei a resenha. O livro parece estar muito caprichado mesmo. Isso de ter fatos fora da ordem cronológica sempre me deixa confusa, mas acho que em biografias é particularmente válido.
    Amo histórias que nos ensinam algo pra vida e essa parece ser assim.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  10. Li a resenha. Comprei o livro é gostei muito da história da vida dele. Mas não gostei da forma como o autor escreve. As vezes mais parece uma declaração de amor. Como biógrafo achei o autor um grande fã. Vale pela história do maestro.

    ResponderExcluir
  11. Li a resenha. Comprei o livro é gostei muito da história da vida dele. Mas não gostei da forma como o autor escreve. As vezes mais parece uma declaração de amor. Como biógrafo achei o autor um grande fã. Vale pela história do maestro.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari! Tudo bem? O livro não faz muito o meu estilo, mas curti a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Topo