h3.post-title {text-align: center; Caderninho de Frases: 'À Sombra da Figueira' - Apenas uma Leitura

Caderninho de Frases: 'À Sombra da Figueira'


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :) Hoje eu trouxe uma postagem da coluna "Caderninho de Frases", em que eu posto quotes/frases de algum livro. O "Caderninho de Frases" de hoje é o do "À Sombra da Figueira" de Vaddey Ratner, publicado e cedido pela Geração Editorial.


Ano: 2015 
Páginas: 360 
Editora: Geração Editorial 
Autora: Vaddey Ratner
Sinopse: Para a menina Raami, de sete anos de idade, o fim abrupto e trágico da infância começa com os passos de seu pai voltando para casa na madrugada, trazendo detalhes da guerra civil que invadiu as ruas de Phnom Pehn, a capital do Cambódia. Logo o mundo privilegiado da família real é misturado ao caos da revolução e ao êxodus forçado. Nos quatro anos seguintes, enquanto o Khmer Rouge tenta tirar da população qualquer traço de sua identidade individual, Raami se apega aos únicos vestígios de sua infância — lendas míticas e poemas contados a ela pelo seu pai. Em um clima de violência sistemática em que a lembrança é uma doença e a justificativa para execução sumária, Raami luta pela sua sobrevivência improvável. Apoiada no dom extraordinário da autora pela linguagem, Sombras da Figueira é uma história brilhantemente intricada sobre a resiliência humana.




A leitura de "À Sombra da Figueira" me envolveu bastante, emocionalmente. O livro, apesar de ser envolto de dramas, tragédias e muito sofrimento, tem toda uma visão poética sobre a esperança, mas também sobre a desesperança. A narração é por conta de uma garota de 7 anos, Raami, que é o retrato da humanidade, imperfeita, que sabe como deve se comportar diante de cada situação, mas que está sujeita a "explodir" a qualquer momento, isso realmente acontece. Em alguns momentos a garota está nutrida de esperanças no aconchego de sua família e, em outros, está cheia de incertezas e descrenças no desespero da guerra e da luta pela sobrevivência. Raami, com sua narração, nos aproxima de sua realidade e sentimos empatia por ela e por seus familiares e daqueles que cruzam o caminho deles, então sofremos, sofremos muito. O livro é lindo, e além das tragédias, da posição poética, apresenta vários elementos culturais. Eu classifiquei o livro como "4 estrelas" no Skoob porque senti em alguns momentos descrições desnecessárias e em outros senti falta de atenção ao acontecimento. Enfim, é um livro que me marcou e com certeza indico para vocês, que gostam de livros reflexivos que nos tiram do nosso conforto, do nosso "acômodo" e nos façam olhar mais o outro, enxergar mais o outro.



“Efêmero. Nada dura. Nem a tristeza, nem a dor.”

“As palavras nos permitem fazer permanente aquilo que é essencialmente transitório. Transformar um mundo cheio de injustiça e dor em lugar bonito e lírico. Mesmo que só no papel.”

“ – Certa vez em um sonho, deparei-me com uma criança carregando minha alma.
– Uma vez, em um sonho, deparei-me com um reflexo de mim mesmo.”

“Quando você ama uma flor, e de repente ela se vai, tudo desaparece junto. Eu vivia porque ela vivia. Agora ela se foi. Sem ela não sou nada.”

“A vida é assim. Tudo está conectado, e nós, às vezes, como pequenos peixes, somos levados nessas correntes grandes e poderosas. Levados para longe de casa.”

“Porque você é meu templo e meu jardim, minha terra sagrada, e é em você que vejo todos os meus sonhos.”


“Não importa quanta feiura testemunhe a seu redor, quero que sempre acredite que o menor vislumbre de beleza aqui e ali é um reflexo da morada dos deuses. Existe esse lugar, esse espaço sagrado. Você só precisa imaginar, atrever-se a sonhar. Está dentro de você, dentro de todos nós. Eu vejo o tempo todo.”

“Quando menino, eu sabia que existiam mundos diferentes, mas também acreditava que a amizade podia os atravessar.”

“Dizem que minha terra é devastada,
Assustada e partida pelo ódio
No caminho do autoextermínio.
No entanto, nenhum outro lugar
Se assemelha a meu sonho de céu.
Os campos de lótus que embalam meu lar
Cada flor um espírito reencarnado,
Ou talvez, como eu,
Uma criança que deseja renascer
Deveriam os sonhos se tornar possíveis de novo.”

“Somos todos ecos dos outros”

“Quando o céu está escuro, quando tudo à nossa volta é sem esperança, a lua é nossa única luz.”

“Eu não era poeta. Não tinha sua visão para adivinhar na esfera iluminada da lua cheia uma metáfora para a esperança.”



“Sabe por que lhe conto histórias, Raami? (...) Quando pensei que você não poderia andar, queria ter certeza que pudesse voar. (...) Eu lhe contava histórias para lhe dar asas, Raami, assim você nunca seria presa por nada; nem seu nome, seu título, os limites de seu corpo, o sofrimento deste mundo. (...) Sim, é verdade, em todos os lugares que você olhar há sofrimento. (...) Meu maior desejo, Raami, é vê-la viver. Se eu tiver que sofrer para que você possa viver, terei prazer em dar minha vida por você, assim como um dia desisti de tudo para ver você andar.”

“Sei que nem sempre estive presente quando precisou de mim. (...) Com frequência me perco na constelação de minhas próprias ideias, sempre à procura de pontos de iluminação. Mas não importa para onde olhe, vejo você, brilhante e luminosa, oferecendo-me tudo aquilo que procuro. Você é minha única estrela. Meu sol, minha lua, meu guia e direção. Sei que enquanto tiver você, nunca vou perder meu caminho. Mesmo se não puder tocá-la, sei que vou vê-la, senti-la, em qualquer lugar. Se precisar de você sei onde encontrá-la. – Levou a mão ao coração. – Aqui, você sempre está aqui.”

“Tomara que em sua próxima vida você seja um pássaro, para que possa voar para longe, para que você possa escapar quando precisar e voltar quando quiser.”

“Como se essa tristeza, que era como nenhuma outra que houvesse conhecido, tivesse peso e massa que excediam meu corpo. Era uma entidade completa, uma presença de sombra sentada e caminhando ao meu lado, assumindo seu lugar como meu novo e permanente companheiro.”

“Outros apareciam e desapareciam como vagalumes; eu poderia nunca saber quando. O melhor que eu podia esperar era atrair de cada um a luz de que precisava para me guiar neste caminho escuro e incerto. O resto, eu teria de fazer por conta própria. E minha solidão, esta solidão, seria minha força.”

“E mesmo que fosse pequena, era óbvio que, quando apoiada na plataforma certa, a mesquinharia se tornava um veneno.”



“Animais não são como pessoas. Se os deixarmos em paz, não vão nos machucar. Mas as pessoas sim, mesmo que não tenhamos feito nada de errado. Eles machucam com suas armas, com suas palavras, suas mentiras e promessas quebradas, com sua tristeza.”

“Eu sentia todo o peso de sua dor. Sentia-o em sua respiração. Nas palavras que ela não podia e não diria, nas lágrimas que não corriam.”

“O medo, não as distância, nos separava, impedia-nos de procurar uns aos outros.”

“O amor deve ser simples e claro. Deve existir nas coisas cotidianas que vemos e tocamos. Pelo menos era o que eu pensava... Mas o amor, agora eu sei, se esconde em todos os tipos de lugares, existe no recanto mais triste do coração, e você não sabe quanto realmente ama alguém até que ela se vai.”

“O amor, em todas as suas manifestações, no cuidado, no afeto e na ternura que recebi, na segurança, conforto e beleza de meu ambiente físico, amortecia o impacto – eu acreditava – de todos os males.”

“Palavras... elas são nossa ascensão e nossa queda. Talvez seja por isso que eu prefiro não falar muito.”


That's all folk! E aí, vocês têm alguma frase preferida? Eu não consigo escolher, não. Espero que vocês tenham gostado. Até mais!

4 comentários

  1. Olá, Mariana.
    Adorei essa coluna. E se eu já tinha vontade de ler o livro, depois dessa frases maravilhosas eu tenho que ler ele. Essa última é prefeita.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari!
    Já estava com saudades dessa coluna *-* Adoro ler os quotes, assim fico com mais vontade de ler o livro e saber de que parte se trata haha Este parece ser bem dramático, mas possui suas partes belas e cheias de esperança. Quero! Adorei os quotes escolhidos <3
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Amei a coluna e as frases!

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Adorei os quotes! Acho a capa desse livro tão linda <33

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Topo