h3.post-title {text-align: center; Resenha: Os Bons Segredos de Sarah Dessen - Apenas uma Leitura

Resenha: Os Bons Segredos de Sarah Dessen


Olá, leitores! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Como estão as leituras? Alguém participando de maratonas? Eu estou, da MLI, mas prevejo que não lerei tanto quanto imaginei. Enfim, vou deixar um pouco essa conversar de lado, para falar com vocês sobre um livro que me surpreendeu! A resenha de hoje será do livro 'Os Bons Segredos' da autora Sarah Dessen, publicado e cedido ao blog (por conta de uma ação) pela Editora Seguinte!


Ano: 2015

Páginas: 408

Editora: Seguinte

Autora: Sarah Dessen 

Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.



'Os Bons Segredos' é um YA escrito por Sarah Dessen, publicado no Brasil pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras. O livro é narrado em primeira pessoa, por Sydney Stanford.

Sydney aparentava ser uma adolescente normal, como se denominava, invisível. Ela tinha um relacionamento familiar complicado, seu irmão mais velho, Peyton, era o centro das atenções em casa e Sydney ficava sempre em segundo plano. A garota não culpava o irmão por essas atenções todas, ela entendia o charme natural do dele até que o mesmo começou a ter um comportamento não exemplar e, mesmo assim, seus pais passavam a mão na cabeça dele.

"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. Mas essa é a questão, Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada."

Peyton começou a se envolver em vários problemas, furtos, invasões a domicílios, mas após intervenções, trabalhos voluntários, parecia que ele estava voltando a ser o Peyton exemplar de sempre. Até um dia, quando estava voltando do trabalho, decidiu beber álcool com alguns amigos, o que ninguém esperava era que, quando Peyton estava voltando para casa, alcoolizado e ao volante, David Ibarra também pedalava a caminho de sua casa, ninguém esperava que a vida dos dois se encontrassem de uma forma tão bárbara. Esse encontro inesperado resultou na prisão de Peyton e deixou David Ibarra paraplégico.

Sydney, querendo não viver mais ainda na sombra do irmão, decide mudar de escola, o primeiro passo das mudanças que ela teria que fazer na sua vida. Na nova escola, Sydney não precisa responder sobre seu irmão sempre que perguntam "como estão as coisas", pois ninguém conhece seu irmão, a referência dele na vida dela, pelo menos naquele lugar, já não existia. É nesse lugar que ela conhece Layla, que logo se torna sua melhor amiga.

Layla é uma personagem incrível. Dentre suas características excepcionais, destacam-se: a sua habilidade de nunca esquecer o rosto de uma pessoa e sua paixão por batatas fritas (na verdade, obsessão, a garota tem um ritual bem exigente e louco para comer, não qualquer batata frita, mas as melhores, com os melhores temperos). Sydney fica encantada com a nova amiga e também com a família dela, os Chatham. Sydney se admira com o conforto que essas pessoas trazem para ela, e devo dizer aqui, como amei essa família. Realmente todo o cenário que eles estão envolvidos já nos transmite familiaridade, conforto, simplicidade, me senti parte daquela família, acolhida por aquelas pessoas, como Sydney se sentiu.

"Todo mundo ver um estranho e esquece. Os rostos só ficam gravados na sua memória por algum motivo. Mas comigo é como se eu tirasse uma foto e arquivasse na cabeça."

Ao longo do livro, acompanhamos o amadurecimento de Sydney e as escolhas que ela precisa lidar. Mas também somos expectadores das vidas dos outros personagens, que se tornaram inesquecíveis, citando a sinopse aqui. Mac, é meu personagem preferido e, meu Deus, como eu queria um homem desse na minha e, segundo Layla, o meu Mac está por aí, em algum lugar. Peyton não é tão "não mocinho" assim, como Sydney, também conhecemos mais sobre o personagem e seus motivos ao longo das páginas, e devo admitir que me deixei sentir empatia por ele.

"Só quero alguém decente. Você sabe, alguém gentil, bacana. Como em todas as histórias de amor em que sou especialista. Não pode ser só ficção, não pode. Esses caras estão em algum lugar por aí. Eu sei que estão. Só não consigo encontrar."

Em 'Os Bons Segredos' não somos apresentados a muitas reviravoltas, talvez esse fato possa incomodar algumas pessoas, mas a mim, não. Talvez eu li o livro no momento certo de minha vida e senti sensações indescritíveis com essa leitura. Sabe, esse não me pareceu um livro de ficção, me pareceu real. Eu senti que essa história poderia acontecer com qualquer pessoa, que as atitudes dos personagens são reais, que os momentos poderiam ser reais.

Apesar de favoritar o livro, sim, eu fiz isso, alguns fatos me incomodaram na leitura. Achei que autora não deu tamanha importância para um problema sério no livro, não irei pontuar o problema aqui pois receio ser spoiler. E o desfecho me deixou um pouco decepcionada, achei conclusão fraca e mal elaborada, ficou com um ar que provavelmente teria uma continuação, mas não tem continuação.

Mas como já disse, favoritei o livro, esses motivos não foram fortes o suficiente para que eu me incomodasse a ponto de não ter uma leitura prazerosa, pelo contrário, essa foi uma leitura gostosa, a escrita da autora é leve e nos conduz a um estado de empatia com a história e com os personagens. Outro motivo que me fez amar/odiar esse livro, foram as descrições gastronômicas, que me deixavam com água na boca, um dia em passei um perrengue no transporte público, com a barriga roncando e querendo descer na pizzaria mais próxima hahaha.

Sobre a edição, essa capa é maravilhosa e me transmite a simplicidade e complexidade do livro. Não encontrei tantos erros de ortografia (digitação) a ponto de me irritar por isso. Só fiquei um pouco triste por causa do marcador que é destacável da orelha do livro, e não quero fazer isso!

Em 'Os Bons Segredos' você irá encontrar um YA com escrita leve, fluída, envolvente e com personagens cativantes e inesquecíveis, recomendo muito para você!

PS: Estou louca para ler tudo da Sarah Dessen, alguém me ajuda! Aliás, preciso comentar com vocês sobre "Uma Canção de Ninar", lançamento da autora, publicado pela Editora Seguinte, que eu quero tanto, tanto que está doendo (#exagerada haha)!

Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.


That's all, folks! Espero que vocês tenham gostado! Comentem se vocês já leram livro, quero saber a opinião de vocês, ou se vocês têm expectativas para ambas as leituras! Até mais :)

6 comentários

  1. Oi Mariana,
    QUASE comprei esse livro sábado passado, quase! Mas fiquei com medo e desisti, rs. Investi em um romance histórico que era mais certeza, naquele momento, rs.
    Essa autora está fazendo muitas obras boas, né? Nunca li nada dela, preciso colocá-la na minha lista.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, ainda não li "Os bons segredos", mas acho que "Uma canção de ninar" vai passar na frente da fila, fiquei muito mais curiosa com a premissa dele, não sei bem o pq.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem?
    Por algum motivo, esse livro não me chama a atenção. :(
    Saber que problemas sérios não são explorados e o final não é muito bom me desanima também.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Menina acredita que eu ainda não li nada dessa autora? Estou bem curiosa, porque sempre vejo bons comentários e este livro te um enredo bem interessante. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari!
    Quando esse livro foi lançado, eu o desejei. Mas devido aos pontos negativos que você citou, estou com vários pés atrás faz um tempinho já hahaha Mas darei uma chance pelos pontos positivos. Minha prima tem o livro e pegarei emprestado haha Arrasou na resenha, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem??

    Me interessei no livro. Gosto de assuntos como este. Adoro ler como os escritores conduzem os pensamentos de personagens como a Sydney. Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

Topo