h3.post-title {text-align: center; 5 MOTIVOS PARA LER: ENCRENCA, NON PRATT - Apenas uma Leitura

5 MOTIVOS PARA LER: ENCRENCA, NON PRATT


Olá, leitores!

A postagem de hoje é uma dica de leitura! Vocês conhecem o livro Encrenca da Non Pratt? Fica por aqui, vou listar 5 motivos para você ler (ou não) o livro!


ANO: 2016

PÁGINAS: 307

AUTORA: Non Pratt

SINOPSE: Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.
Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.

COMPRAR  SKOOB

1. Encrenca é um Young Adult.


Sim, Encrenca tem como público alvo os adolescentes e, claro, quem curte esse gênero. O livro aborda assuntos como gravidez na adolescência, relacionamento familiar, bullying, drogas, amizade e perdas com um tom leve, divertido e envolvente. 


2. Narrativa em primeira pessoa.

Aqui a narrativa é intercalada entre Hannah Sheppard e Aaron Tyler, então conhecemos os dois e sabemos como eles lidam com seus próprios problemas e como buscam um caminho para superá-los. O livro é divido em três partes. Não temos uma apresentação convencional dos capítulos, mas períodos de tempos. Por exemplo, Hannah começa a narração numa quarta-feira, 30 de setembro, e nesse mesmo dia conhecemos Aaron. São histórias paralelas que irão se cruzar, eventualmente. 

Hannah é uma adolescente de 15 anos que é conhecida como a garota mais "fácil" (Isso porque ela é mulher, né? Se fosse um garoto... Sabemos que esse termo seria outro) do colégio. Com seu modo descontraído de curtir a vida, Hannah se ver em situação inusitada e difícil, ela engravida. Relutante em revelar o nome do pai de seu filho, é julgada pelos colegas de escola. O que ela não esperava era conhecer alguém que seria seu porto seguro nessa situação toda.

"- [...] Cara, eu fiz mais coisas do que isso com ela. É a Hannah Sheppard. É para isso que ela serve."

Aaron é aluno novo na escola, que entrou no meio do semestre. Aparentemente, tem segredos que pretende esconder e esquecê-los. Ele procuraria remissão, ajudando a nova amiga, Hannah, em um dos momentos mais difíceis de sua vida.

"Não faço ideia de como esse garoto acabou entrando na minha vida, mas nunca vou deixar de agradecer por isso."


3. Abordagem de assuntos sérios.

Entre tantos assuntos, a autora não temeu em abordar o preconceito sobre a gravidez na adolescência. Hannah, está no ensino médio, grávida, relutante em revelar a identidade do pai e sem saber como sua família irá reagir a notícia. Pratt ousou em discutir abertamente, não só sobre gravidez na adolescência,  mas também sobre aborto.

4. Amadurecimento dos personagens.

Sim, algumas situações nos fazem amadurecer mais rápido. Não foi diferente com Hannah e Aaron. Ambos estão lidando com seus próprios problemas e ajudando um ao outro, mesmo que involuntariamente. Os dois aprendem com seus erros e amadurecem suas escolhas.

5. Lições sobre amizade.

O que mais gostei em Encrenca foi o desenvolvimento da amizade de Hannah e Aaron, e realidade que podemos encarar nesse relacionamento. Hannah tinha uma melhor amiga, Katie, que a abandonou quando ela mais precisava de sua amizade. E, nossa, isso é muito real. E outra faceta é que também podemos encontrar amizades verdadeiras nos momentos mais difíceis.

Encrenca foi uma surpresa para mim, não pensei que iria gostar e me apegar tanto aos personagens, principalmente Aaron, que é quase um príncipe. Com uma leitura leve, divertida, empolgante, assuntos que precisam ser discutidos com os jovens e um ótimo trabalho gráfico, Encrenca pode ser o próximo livro a conquistar você!

Espero que vocês tenham gostado desse novo modelo de resenha! Até mais!

7 comentários

  1. Nunca fui muito de querer ler Young Adult, mas ultimamente tenho visto tantos livros nesse gênero bons que fico com vontade de conferir também. Gostei dos seus motivos e fiquei convencida. Quero ler, vou adicionar a minha lista de desejados.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    O enredo deste livro é muito bom e penso que tem poucos por aí que abordam este assunto. Tenho vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o estilo dessa resenha ;) E não conhecia esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana!

    Já tinha lido resenhas positivas do livro, mas adorei os motivos citados, parece ser um obra bem construída! Gostei da dica e do post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi. Eu já ouvi falar muito desse livro e até o vi numa livraria, sei que ele é um livro que acaba cativando o leitor e nos ensina muitas coisas. O fato dele abordar um assunto que eu quase não vejo ser comentado nos livros sempre me deixou ávida por mais, por isso ele está na minha lista.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari

    Adorei esse modelo novo, ver os aspectos da história separados em pontos específicos é sempre interessante.
    Eu não costumo ler muitos YA, sou mais adepta ai NA, mas há alguns livros que chamam minha atenção.
    Não sabia que esse livro abordava temas tão sérios, pra mim era um livro bem bobinho.
    Realmente, se a Hannah fosse o Hannah ela seria O PEGADOR, O FODÃO! Desculpa o linguajar, mas é isso aí mesmo! hahahah

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe onde posso ler em pdf????? Se sim, pode me passar o link? Quer9 muito ler esse livro

    ResponderExcluir

Topo