h3.post-title {text-align: center; 5 MOTIVOS PARA LER: O HERÓI IMPROVÁVEL DA SALA 13B, TERESA TOTEN - Apenas uma Leitura

5 MOTIVOS PARA LER: O HERÓI IMPROVÁVEL DA SALA 13B, TERESA TOTEN


Olá, leitores!

Tudo bem com vocês? Espero que sim! Nessa postagem irei destacar cinco motivos para vocês lerem o livro "O Herói Improvável da Sala 13B", publicado no Brasil pela Bertrand Brasil, da autora Teresa Toten


ANO: 2016

PÁGINAS: 320

EDITORA: Bertrand Brasil

AUTORA: Teresa Toten

SINOPSE: Um livro repleto de momentos de profunda emoção e outros de inesperado humor, que explora as complexidades de viver com TOC e oferece perspectivas de esperança, felicidade e cura

Adam Spencer Ross, 14 anos, precisa lidar todos os dias com os problemas que resultam do divórcio dos pais e das necessidades de um meio-irmão amoroso, mas totalmente carente. Acrescente os desafios de seu TOC e é praticamente impossível imaginar que um dia ele se apaixonará. Mas, quando conhece Robyn Plummer no Grupo de Apoio a Jovens com TOC, ele fica perdida e desesperadamente atraído por ela. Robyn tem uma voz hipnótica, olhos azuis da cor do céu revolto e uma beleza estonteante que faz o corpo de Adam doer. Adam está determinado a ser o Batman para sua Robyn, mas será possível ter uma relação “normal” quando sua vida está longe de ser isso?

COMPRAR  SKOOB



1. O LIVRO É NARRADO EM TERCEIRA PESSOA, SOB A PERSPECTIVA DE ADAM.

Não sei vocês, mas eu costumo ter dificuldade em ler livros com narrativas em terceira pessoa. O que não aconteceu com o livro "O Herói Improvável da Sala 13B". No livro a narrativa é em terceira pessoa, e, apesar, de o narrador fazer uma leitura dos pensamentos e sentimentos de todos os personagens, Adam é o foco da narração.

Adam Spencer Ross tem 14 anos e uma carga enorme de problemas, apesar disso, é um garoto carinhoso e gentil. Ele tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e ainda está lidando com a separação dos pais e os dramas que isso lhe trouxe: Ter que adaptar-se a rotina de duas casas, duas famílias. Seu pai se casou novamente, resultando a Adam uma madrasta, Brenda, e um meio-irmão, apelidado Docinho, muito ansioso, carente e dependente de atenção, principalmente de Adam. Sua mãe, aparentemente compulsiva em acumular coisas, então sua casa era um caos.

O livro poderia ter uma narração em primeira pessoa, sim, mas adorei uma pessoa fora da história narrando. Assim, pude ter um conhecimento mais amplo de outros personagens. E não, a leitura não fica chata. Pelo contrário, a leitura, apesar da abordagem de assuntos sérios, é descontraída, bem humorada, fluída, mas também dramática em alguns pontos. Além disso, os capítulos são curtos, o que facilita ainda mais a leitura.

Teresa Toten, consegue nos envolver na história e faz com que torçamos pelos personagens, principalmente por Adam, que nos deixa tanto aflitos com seus problemas como esperançosos que as coisas irão melhorar para o garoto, 

2. ABORDAGEM DO TOC (TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO) ENTRE OS ADOLESCENTES.

Acredito que tenham outros livros que abordem o mesmo assunto com adolescentes, como Uma História de Amor e TOC, de Corey Ann Haydu, publicado pela Galera Record, mas "O Herói Improvável da Sala 13B" foi minha primeira experiência com o assunto e alguns pontos me chamaram atenção, como a não satirização do tema. Quem nunca assistiu um filme ou série em que um personagem com TOC é ironizado?

No livro, conseguimos conhecer como a mente de Adam trabalha e, gente, é desesperador! Sei que é horrível, mas senti muita pena dele, vendo-o passar pelos rituais, temendo que a qualquer ponto ele pudesse surtar. Mas, ao mesmo tempo, acompanhamos a diversas tentativas de Adam se erguer, ele quer melhorar, mas como um conselho que o livro dar: ele precisa desapegar antes.

Outro ponto que achei interessante a autora ter colocado foi o grupo de apoio. Ajuda é necessária, sim. E, é fato, muitas vezes não temos ajuda em casa, mas podemos procurar ajuda fora dela. E foi o que aconteceu com Adam. Outra vez, Toten não banalizou o grupo de apoio. Na verdade, o grupo de apoio ajudou muito Adam. Lá ele fez amigos, o que é interessante conhecermos outras pessoas com diferentes tipos de transtornos, conhecermos como se dava o acompanhamento de seu psiquiatra, Chuck.

3. O ROMANCE NÃO É O FOCO DO LIVRO!

Muitos poderão achar os sentimentos de Adam exagerados demais, mas defendendo o garoto, ele é um adolescente e ainda sente tudo mais intensamente por causa de sua doença. Robyn além de amada dele, é um incentivo para que ele possa melhorar. Ele quer ser melhor para ela. Robyn, claro, também tem seus próprios problemas. Os dois começam uma  amizade em que ambos irão crescer, eles irão, sim, amadurecer no decorrer do livro. Adam, irá aprender que precisar desapegar de muitas coisas que pesam em suas costas e Robyn evoluirá para uma melhor versão de si mesma.

O romance foi trabalhado na medida certa pela autora, sem esforços desnecessários. E apesar de ser um romance sincero e envolvente, não foi o foco do livro.

Mas, apesar de o romance não ser foco no livro, alguns assuntos poderiam ter sido trabalhados mais afundo pela autora, posso listar alguns como: o suposto transtorno da mãe de Adam e de seu meio-irmão, a indiferença do pai dele, a história de um dos amigos do grupo de apoio, Thor (Não falei sobre isso? No grupo de apoio eles usavam codinomes de super-heróis, o que achei incrível! O Adam era Batman e Robyn era Robin, uma dupla e tanto, hein!? É uma união de Liga da Justiça e Vingadores que vale a pena conferir!). Mas o livro é curto e acredito que autora traçou esses problemas para vermos como cada um afetava Adam.

4. PERSONAGENS SECUNDÁRIOS.

Teresa Toten trabalhou bem os personagens secundários, principalmente os familiares de Adam e, como falei acima, ela traçou algumas problemas para entendermos como isso afetava o adolescente. E não pude deixar de notar que parte dos problemas que ele carregava eram provenientes da família. Uma mãe que tinha medo de lidar com os próprios problemas, que acabou refletindo no filho. Seu pai, apesar de não criticar o comportamento do garoto, se matinha indiferente quanto à criação de Adam por parte da mãe. E também não passa despercebido o comportamento de Docinho, meio-irmão de Adam, que tinha surtos de ansiedade, crises de carência e, por crescer em um ambiente nada convencional, acha que sua atitude é normal.

5.  EDIÇÃO LINDA!

Preciso dizer que sou apaixonada por essa capa? Quando recebi o livro da Bertrand Brasil, sabia que o livro iria tratar sobre um assunto com simplicidade, com um ar jovem e divertido. Gostei da tradução e não me deparei com erros. Alguns detalhes na diagramação chamam atenção como destaques de páginas de caderno, usadas por Adam para fazer A Lista, atividade do grupo de apoio. As páginas são amareladas e isso ajudam bastante na leitura, né?!

Em suma, "O Herói Improvável da Sala 13B" é uma leitura fluída, descontraída e envolvente, que nos faz torcer pelos personagens e, sim, termos um apetite de quero mais!

Vocês já devem ter notado que estou viciada em trazer resenhas nesse novo estilo de "5 Motivos Para Ler", né?! Estou adorando resenhar assim e vocês também têm curtido. Não, não é o fim das resenhas convencionais por aqui, não! Mas estou pensando em fazer "5 Motivos Para Ler" uma coluna permanente aqui no blog, o que acham?

Espero que vocês tenham gostado! Uma ótima semana!

12 comentários

  1. Oii Mari,
    Eu estou com o livro aqui pra ler e estou mega ansioso!!!! A capa é linda e a historia me encantou <3 Adorei os motivos que você deu pra ler.

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Biel!
      Acredito que você irá gostar bastante da leitura, depois me conta o que achou!
      Beijo!

      Excluir
  2. Amei, amei, amei esse post! E sim, acho demais você continuar fazendo essa coluna! Ainda não conhecia o livro, mas seus motivos foram mais do que suficientes pra me deixar com uma vontade imensa de fazer essa leitura, vou adicionar o livro na minha wishlist e ler assim que puder ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs!
      Fico muito feliz que você tenha gostado :) Ah, continuarei trazendo resenhas nesse modelo, sim! Espero que leia em breve e tenha uma ótima leitura!
      Beijos!

      Excluir
  3. Achei muito legal essa maneira de resenhar! ☺️ Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa, nunca li nada sobre esse tema. Acho legal a ideia de er uma coluna com "5 motivos para ler", acho que se você gostou muito do livro, pode resenhar assim sempre, né!?

    Beijossss
    Parabéns pela resenha!!!

    Jocasta - www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jocasta <3
      Ah, se você curte Young Adult que trazem uma abordagem de assuntos sérios com ar descontraído e envolvente, super recomendo a leitura! Postarei mais resenhas assim!
      Beijos!!

      Excluir
  4. Olá, Mariana.
    Gostei bastante dos motivos hehe. Eu prefiro muito mais terceira pessoa do que primeira. Porque tem uns primeira pessoa por ai que a pessoa é uma chata e fica difícil hehe. A edição parece estar muito bonita mesmo. Só não sei se leio porque já li alguns livros que abordam esse tema e não fui muito feliz nas leituras hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Ah, sim, é verdade, já tive algumas experiências bem chatas também! A edição está adorável! Sério?! Quais foram os livros?
      Beijo!

      Excluir
  5. Olá! Desde que vi o livro eu fiquei com uma vontade louca para ler. A edição realmente está maravilhosa, mas o foco na vida de Adam e do TOC na vida das pessoas é o que realmente chama atenção, ainda mais sendo coisas que realmente precisam de nosso apoio, de mais conhecimento. Eu adoaria ler esse livro!
    Abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Sim, a edição está adorável! É muito interessante acompanharmos os transtornos de Adam, não tem como não ter compaixão do garoto, sério! Espero que você leia em breve e, depois, me conte o que achou!
      Abraço :)

      Excluir
  6. Oi
    pelos motivos parece ser uma ótima leitura, acredita que tenho o livro só que ainda não li, mas pretendo ler em breve.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Espero que leia em breve! Depois quero saber o que você achou da leitura!

      Excluir

Topo