h3.post-title {text-align: center; #Beda: A contribuição de David Levithan para o Young Adult - Apenas uma Leitura

#Beda: A contribuição de David Levithan para o Young Adult

"– Eu sou gay!

Os pais nunca reagem da forma como você quer. Pensei que no mínimo minha mãe tiraria o dedo do livro. Mas não. O que ela fez foi virar na direção da cozinha e gritar para o meu pai.

– Querido... Paul aprendeu uma palavra nova."


Esse trecho relata bem a escrita bem elaborada envolvida por humor e uma pequena demonstração do preconceito embutido ainda nas famílias hoje em dia. E foi exatamente esse trecho que escolhi para iniciar esse post que vai falar sobre um dos autores que vem crescendo  cada vez mais dentro do mundo literário.


 

Quebrando vários tabus, David Levithan traz em seus livros um dos assuntos que ainda causa certa "polêmica" entre alguns leitores. Tudo isso porque esse autor resolveu simplesmente sair do convencional e mostrar através da literatura que a homossexualidade nada mais é do que algo comum e que eles [personagens] podem, sim, sair dos papéis secundários de um livro para serem os principais da história.

David Levithan é um norte-americano, editor de livros infantis e escritor premiado. Seu primeiro publicado foi o Boy Meets Boy (2003), publicado no Brasil como Garoto Encontra Garoto, pela editora Galera Record (Em breve resenha no blog!). Seus livros são classificados como YA (Young Adult) e abordam assuntos de cotidiano de jovens que estão se descobrindo, tomando decisões e sempre, claro, de forma inovadora.

"Eu me pergunto se é possível começar um novo relacionamento sem magoar ninguém. Eu me pergunto se é possível ter felicidade sem ser a custa de outra pessoa." – Trecho de
Garoto Encontra Garoto.





Na minha humilde opinião, David foi um escritor ousado por abordar na literatura esse assunto  com um significado maior e mais importante socialmente, apesar de não ser tão aceito ainda nesse universo. O fato de David abordar assuntos sobre a sexualidade, dentre outras questões colocadas em seus livros, voltados para público jovem não é simplesmente por acaso, ele sabe que nesta fase criamos novas opiniões, concepções e principalmente nos autodescobrimos!

David Levithan tem uma marca de 21 livros publicados, porém, no Brasil apenas 9 títulos estão publicados.






Espero que já tenham lido alguns desses, se não, corram para ler e divirtam-se.



Um comentário

  1. Olá, Mari!
    Que postagem bacana :D Acho importante escreverem livros com esta temática e abordar este assunto. O mundo é muito preconceituoso e eu espero que um dia isso alivie. O David é um amorzinho e seus livros são maravilhosos! Quero todos!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir

Topo