h3.post-title {text-align: center; #Beda: Leituras favoritas do ano - Apenas uma Leitura

#Beda: Leituras favoritas do ano

Olá, leitores!

Não, o ano não acabou ainda, mas preciso falar com vocês sobre minhas cinco leituras favoritas do ano, até agora. Devo adiantar que estou em uma fase Young Adult, talvez isso explique o motivo de os cinco livros destacados sejam YA. Cliquem nos títulos dos livros para lerem as resenhas!

1. Os Bons Segredos, Sarah Dessen




"Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola se passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho."

A leitura de Os Bons Segredos foi recente e, como já mencionei na resenha, senti familiaridade e conforto com esse livro. Os personagens são apaixonantes, principalmente o Mac, por quem me apaixonei completamente. A narração é leve e fluída sem muitas reviravoltas no enredo. E sabe aquela sensação de devorar o livro? Sugiro que esqueça, pois as únicas coisas que você vai querer devorar são as pizzas e as batatas fritas descritas no livro!

2. Proibido, Tabitha Suzuma



"Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade."

Proibido foi a minha segunda leitura do ano e a que mais me levou a refletir até agora. Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa? O que esse livro me levou a refletir não foi apenas a situação a qual os personagens foram submetidos, mas sobre o meu "julgamento" inteiro. É bem fácil julgar algo que nos aparenta errado, inapropriado, isso é fato, mas por que continuamos a julgar as aparências, as situações como elas aparentam ser? Porque não conhecemos, porque somos alheios a vida e aos pensamentos dos outros e é de nossa natureza, infelizmente, o "julgar". Proibido me deu oportunidade de conhecer, de participar da vida desses personagens e quando conhecemos a história, o julgamento fica mais difícil, inútil de ser pautado. Vocês não têm noção de como ficou meu emocional quando terminei essa leitura, e o meu livro ficou lotado de post-it!

3. Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven




"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."

Minha primeira leitura do ano! Em Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven trabalha um assunto sério em uma narração fluída, leve e sarcástica (obrigada, Finch!). Adorei viajar pelos pensamentos de Violet e Finch <3 E estou louca para conhecer a autora, que vai vir para uma tarde autógrafos aqui em Fortaleza! #YAY

4. O Caderninho de Desafios de Dash & Lily, David Levithan e Rachel Cohn




"O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York."

Nunca tinha lido nada do David Levithan, mas se todos os seus livros seguirem a essa "pegada" de personagens envolventes e sarcásticos no caminho do autoconhecimento e aceitação, como em O caderninho de desafios de Dash & Lily, já quero ler os próximos! Eu queria viver as aventuras de Dash e Lily! E acreditem, um dos motivos para eu ter gostado tanto dessa leitura foi o fato de ela poder ser verdadeira, que existe a possibilidade de ela acontecer na vida real, ou até já acontece ou aconteceu. Junte isso a minha época favorita do ano, Natal, e ao Dash, e pronto, temos um livro na minha lista de favoritos!

5. Encrenca, Non Pratt



"Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.
Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida"

Comecei essa leitura sem muitas expectativas e fui surpreendida por seu estilo de narração inovador e o sua narrativa fluída e cômica. Fiquei tão envolvida nos dramas e nas situações hilárias que os personagens eram submetidos, que não poderia deixar de adicionar essa belezinha nas minhas leituras favoritas!

Vocês devem ter percebido meus companheiros fieis de leituras nas fotos: meu óculos e meu café <3 Me sigam no INSTAGRAM e no SKOOB, estou sempre atualizando sobre minhas leituras nessas redes :)

E vocês, quais suas leituras favoritas do ano, até agora?

Nos vemos amanhã ;*

6 comentários

  1. Li "Por lugares incríveis" ano passado e também amei, me marcou de um jeito inacreditável, os outros eu ainda não tive a oportunidade de ler. Beijos!!
    Estantedoluiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz!
      Por Lugares Incríveis também me marcou <3 Super indico para você a leitura dos outros livros!

      Excluir
  2. Oi, Mari!!
    Eu também adorei a leitura de "O Caderninho". Já quero ler mais livros desses autores ^^
    Dos demais, não li nenhum, mas tenho interesse em todos!! Talvez menos "Proibido" porque não sei, viu? Acho o tema muito pesado..
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bah!
      Também tive essa mesma vontade quando terminei a leitura do livro! Exato, o tema de Proibido é meio "pesado", Bahzinha, para lê-lo tem que ser com uma mente muito aberta. Espero que leia os outros logo :)

      Excluir
  3. Olá, Mari!
    Essa fase YA <3 Por Lugares Incríveis é muito amor <3 Foi minha melhor leitura de 2015, pois me surpreendeu haha Quero muito ler "Proibido" e "O Caderninho de Dash e Lily", parecem ser ótimos *-* Postagem maravilhosa, amiga!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nath :D
      Sim, estou amando <3 Espero que você leia logo, logo, amiga!!!

      Excluir

Topo