h3.post-title {text-align: center; Resenha: A Cadeira de Prata - Apenas uma Leitura

Resenha: A Cadeira de Prata

Oi gente, eu fiquei bastante tempo sem postar nada no blog pois estava sem net por alguém tempo. E esta resenha é o do terceiro livro que eu li para a Maratona Literária.



Também como Susana e Pedro não poderiam mais voltar a Nárnia desde O Príncipe Caspian, agora Edmundo e Lúcia é que não poderiam mais voltar.

E o que seria dessa terra sem filhos de Adão e filhas de Eva?

Como sabemos ou para quem não sabe é só rever as  resenhas anteriores, que irei disponibilizar o link logo no final do post, o tempo de Nárnia é diferente do tempo no nosso mundo, então quando filhos de Adão e filhas de Eva voltaram para aquela terra depois da última aventura já tinha se passado em média de 60 anos por lá.

Lembram do Eustáquio da resenha A viagem do Peregrino da Alvorada?Bom, após toda aquela aventura ele voltou para sua casa, onde ele estudava em uma espécie de internato. Ele com certeza ficou diferente, ficou menos chato e mais parecido com um narniano. Como em todas as escolas sempre existem aqueles que se pagam por “superiores” e ficam zombando dos que eles ditam de “inferiores”,na escola de Eustáquio também não era diferente. E existia uma garota que era alvo tão frágil desses “superiores”,a Jill.

Eustáquio admirou-se tanto com aquela menina que decidiu contar-lhe de uma terra que ele conhecera com seus primos(na verdade, ele estava cansado de guardar aquele segredo). A menina duvidou por um segundo, mas ela era uma menina e meninas sempre têm a imaginação mais ampla(ou sei lá rs), eles até chamaram por Aslam pois estavam cansados de tudo naquela escola. De repente os dois escutam alguém chamando pela Jill,eles se apressam em desaparecer do lugar onde estavam e ao passar por uma das passagens da escola se encontram em lugar diferente da escola e também da Nárnia que Eustáquio conhecera.

Mal os dois sabiam que eles estavam ali porque Aslam tinha uma missão para ambos, mas algo ocorreu errado. Eis que aconteceu o seguinte: Jill sem querer empurrou Eustáquio em um precipício e logo após esse pavoroso acidente ela se encontrou com Aslam. Aslam lhe fala que seu amigo irá chegar salvo em Nárnia e lhe conta sobre a missão. Qual a missão? A quase dez anos o Príncipe Rilian, filho de Caspian(isso mesmo, como já falei tinha se passado quase 60 anos em Nárnia), tinha desaparecido após caçar uma serpente que matara sua mãe e a missão dos garotos era procurar pelo príncipe pois se pai, Rei Caspian, estava morrendo. Jill recebeu de Aslam quatro sinais e esses deveriam ser respeitados em ordem, será que a menina iria conseguir decorá-los?

Eustáquio e Jill irão ganhar nessa aventura um novo amigo: Brejeiro, uma criaturinha de Nárnia. Eles irão encontrar várias aventuras no caminho, dentre elas ter que enfrentar e trapacear um castelo de gigantes, ter que quebrar uma antiga maldição e as outras aventuras você irá descobrir quando ler esse gostoso livro.

Esse livro é muito bom, me diverti bastante com a Jill(por mais que não seja a mesma coisa que  a Lu e a Su). O Brejeiro é um personagem que C.S. Lewis colocou na história para motivar muitos fãs da saga pois ele era um personagem que todos chamavam de “fracassado”, “covarde” e outras coisas do tipo, e Brejeiro aceitou essa missão para desafiar a si mesmo, e provar para todos que ele é corajoso e tem um ótimo caráter. Já Eustáquio é outro modelo para os fãs, no livro anterior ele era chato e incomodava a todos, mas todos nós temos escolhas para mudar e mudar para melhor e foi o que aconteceu com o garoto.

Outro ponto que eu preciso relevar da história é quando a Jill pergunta a Aslam como  encontrá-lo no nosso mundo, e Aslam responde que ele está no nosso mundo mas tem outro nome e é conhecido de outra forma, é sentido de outra maneira. Conclusão: Eu sempre achei que C.S Lewis tinha associado Aslam a Deus, tinha feito uma forma fictícia de seus leitores apreciarem a realidade, e eu realmente pude comprovar isso lendo esse trecho do livro.

Como eu cheguei à conclusão de comparar Aslam a Deus? Bem, Aslam criou tudo em Nárnia como(eu acredito) Deus criou tudo na Terra. Os narnianos  sempre têm sensações maravilhosas na presença de Aslam e assim também acontece conosco que temos experiências com Cristo. E várias outras coisas me levaram a essa opinião e que se eu for escrever todas, a resenha vai ficar bastante extensa.


O que vocês acharam da resenha? Deixem seus comentários, dicas, críticas abaixo desse post.

Resenhas Anteriores:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo