h3.post-title {text-align: center; Resenha: Convergente - Apenas uma Leitura

Resenha: Convergente


“Chamam a si mesmos de Convergentes(...) porque suas ideias convergem com o propósito original de nossas cidade”

COMPRE AQUI
(1,2,3,4,5,6)

Olá leitores,tudo bem? Hoje venho com mais uma resenha da trilogia Divergente e dessa vez a bola é de Convergente(arrebatador de sentimentos :/).Convergente é ultimo livro da trilogia distópica da Veronica Roth ♥ Contém spoiller para quem não leu Divergente e Insurgente.

Depois que a informação que a Abnegação estava protegendo e a Erudição escondendo foi revelada por Tris com uma pequena “ajudinha” do Tobias,todos ficaram assustados com a revelação.Um vídeo...Uma mulher...Destruição...Algo sobre através da cerca...E Divergentes...

Tudo isso aconteceu na confusão da revolução dos sem facção,dispostos a tomarem o poder da Erudição e implantarem o sistema sem facção.E foi isso que aconteceu,Evelyn(líder dos sem facção) se transformou em uma ditadora e derrubou todas as facções,a partir daí todos deveriam deixar os velhos costumes de lado como se vestir nas roupas tradicionais de sua facção,as pessoas deveriam se vestir misturando as cores de mais de uma facção.Mas nem todos concordaram com esse novo sistema,foi nesse contexto que surgiram os Convergentes.

Os Convergentes eram pessoas que queriam conservar o sistema de facções e derrubar a ditadura de Evelyn.Um dos objetivos dos Convergentes é mandar um “exercito” para além da cerca e ver do que se tratava o vídeo.Claro que Tobias,Tris,Christina,Uriah,Peter,Caleb e Cara iriam nessa missão.Tudo sobre a cerca era incerto,ninguém sabia o que esperar,mas ao chegar lá eles foram surpreendidos.Não parecia haver  muita destruição como citado no vídeo,o novo lugar era cheio de propagandas nas paredes com nomes estranhos,e  uma espécie de laboratório de pesquisa.

Os jovens irão vivenciar muita coisas juntos,vão saber o que PERDOAR,o que é conviver com aquelas pessoas que são diferentes deles e que não suportam um ao outro,irão aprender a RESPEITAR as escolhas dos outros por mais que ela seja difícil de aceitar.Nesse novo mundo,Tris e os demais irão descobrir que tudo o que eles conheciam e acreditavam era uma mentira,um experimento,ela vai conhecer seus pais mais do que ela pensava que conheceria um dia.

Você tem uma Chicago divida em 5 facções : Abnegação,Amizade,Audácia,Erudição e Franqueza,onde a sociedade também é dividida de acordo com suas habilidades e aptidões em uma das facções,e de repente você tem um país que alterou os genes de todas as pessoas para que elas tivessem aptidão para coragem,inteligência,sinceridade,bondade ou honestidade.E ao longo do tempo,tudo o que aconteceu foi as pessoas transmitirem seus genes para as próximas gerações mantendo o experimento ativo.Com um tempo,os criadores do experimento viram que essas pessoas geneticamente modificadas(geneticamente deficientes-GDs)poderiam ser uma ameaça para o experimento,nesse contexto pessoas com mutações passaram a carregar genes puros(geneticamente puros- GPs),mais conhecidos por divergentes.Veja bem,se você não entendeu ainda,aqui está o ponto:O vídeo não era para se enviar um exercito de Divergentes,e sim pessoas geneticamente puras(vulgo divergentes)para conservarem seus genes puros,ou seja,se reproduzirem,safadeza meu povo ahaa.

“E tem razão ao dizer que cada facção perde algo quando ganha uma virtude: Audácia, corajosos mas cruéis; Erudição, inteligentes porém vaidosos; Amizade, pacíficos porém passivos;Franqueza, honestos mas desconsiderados; Abnegação, altruístas porém sufocantes”

“Divergente quer dizer que meus genes estão curados. Puros, completos"

“Então o que está dizendo é que se nós não somos Divergentes, somos deficientes- Caleb fala- Sou inteligente. Assim, está dizendo que porque meus ancestrais foram alterados para serem inteligentes, eu, seu descendente, não posso ser totalmente compassivo. Eu, e cada pessoa geneticamente prejudicada, estamos limitados por genes deficientes. E os divergentes não estão.”

"Os chamados “GPs” cresceram nesta comunidade,seus mundos saturados de experimentos,observações e aprendizados. Os “GDs” cresceram nos experimentos,onde só tinham que aprender o suficiente para sobreviver até a próxima geração”


Tris percebeu que as pessoas que comandavam esse novo lugar,não se importavam com os experimentos e apenas com os geneticamente puros,eles matariam os geneticamente deficientes para transmitirem os genes puros para próximas gerações.Esse pessoal estavam planejando algo terrível para as pessoas do experimento,e claro Tris e Tobias não iriam deixar passar essa.Nessa aventura,o casal tem que fazer escolhas difíceis e pesar qual não vai causar tanto estrago.Eles dois vão ser heróis apesar de tudo.Cada um dos enviados para além da cerca terão   papel importante nesse livro.

Eu não vou  mais comentar sobre o que acontece no livro pois vou acabar dando mais spoillers que eu planejei ahaa.

Ainda continuo achando que o melhor livro da trilogia é Divergente,mas Convergente também ganhou um espaço grande no meu coração,apesar de ter deixado um buraco quando acabou :/.Nós temos nesse livro,menos aventura e ação que Divergente.O ponto forte de Convergente é a sua narração,a revelação de segredos surpreendentes,revelação de verdades,imagina você acordar e descobrir que tudo que você sabia sobre você e as pessoas que você conhece é tudo uma manipulação,uma simulação?

Eu citei a narração pois eu sempre quis saber como o Tobias se sentia em relação a Tris,ao sistema de facções,em relação a tudo e o que a Veronica faz?Coloca Tris e Tobias revezando na narração do livro,então podemos ler as opiniões de cada um,um ponto de vista de cada um e não apenas da Tris.Mas devo dizer que achei a narração do Tobias muito “menininha”,as vezes começava ler um capitulo do Tobias e do meio para o fim pensava que tava lendo da Tris e de repente me deparava com algo que só o Tobias poderia narrar e eu ficava tipo “WTF?”.Mas é só ter atenção e pegar algumas características de cada um,que você não se perder,no meu caso eu li muito apressada porque queria saber logo o final...

Falando em final...Essa é a melhor/pior parte do livro,eu chorei bastante quando terminei de ler tanto pelo o que aconteceu e porque era o ultimo livro :/(uma lágrima no rosto ao escrever isto :/) e eu estava muito apegada a todos...Imagina aí,eu no cinema assistindo Convergente,nem vou conseguir com tanta lagrima no olho kkk

Acabo aqui as resenhas da Semana Divergente mas vem muito mais por aí ahaa.O que vocês acharam da resenha?Já leram o livro?

“Claro que pode(...)Você é o Four,a lenda da Audácia! Pode enfrentar qualquer coisa”


Abraços!

18 comentários

  1. Chorei muito nos três livros, dormi com os olhos doendo.

    ResponderExcluir
  2. Li todos os livros e confesso que quando cheguei no final de Convergente chorei mt!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, e chorei horrores com o final :'(

    ResponderExcluir
  4. Chorei muuuito tbm no final de Convergente! (obs: aconteceu comigo tbm achar q era a Tris narrando e depois perceber que era o Tobias) mas eu gostei bastante de ter visto em sua visao! Ainda nao aceitei o final e nao quero nem pensar eu no cinema! vai ser um desastre!
    Participando do sorteio - Amanda / amanda_mr2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que não ninguém que não chorou com esse final. Impossível não chorar, mesmo assim ainda amo a trilogia

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com o final que teve eu amei o livro. Já sabia do desfecho da Tris, só que o livro me surpreendeu totalmente com essas histórias de GDs e GPs kkk eu amei <3 foursixforever <3
    Participando do Sorteio - Vitória Mariano - vitoriamariano_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. O final é muito ruim, porque a sua personagem favorita ( e ainda a principal ) morre, mas o resto é tudo de bom

    ResponderExcluir
  8. Quem não chorou lendo Convergente é um robô sem sentimentos pq né?
    Mas por conta do maldito spoiler, sem querer quando ainda estava lendo Insurgente, lá vai eu curtir umas páginas de Divergente e o que acontece? Sim, fiquei sabendo do final. :(
    Muito triste mas eu tentei tirar da minha cabeça até ler o livro..
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Como não se afogar lendo esse livro? Tristíssimo mas meu favorito da trilogia,

    ResponderExcluir
  10. não li Insurgente, então nem vou ler!! Mas já recebi um spoiler crucial do fim da história da Tris, e quase morri. Não vejo a hora de terminar essa trilogia!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pense numa pessoa que estava louca pra ler esse livro , foi eu... Consegui o ebook e virei a noite lendo.... fui devorando a historia, as novas surpresas, eu fiquei criando loucas resoluções a medida que eu lia o livro.. pra termos um final daqueles... lógico que sempre queremos o final feliz do casal, mas depois de um tempo com a cabeça fria, entendi o que a Verônica quis fazer e aceitei.
    bj e parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  13. esse livro acabou com meus sentimentos :(

    ResponderExcluir
  14. Esse livro acabou comigo
    Meus sentimentos ficaram destruídos

    ResponderExcluir
  15. Para os fãs da série, deve ter sido o máximo ela publicar o livro Quatro.
    Espero poder ler essa série em breve, mas tenho muitos livros na espera...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Não gostei de Convergente, foi uma das minhas piores leituras desse ano. A história ficou muito confusa, tive que voltar ao início do capítulo diversas vezes para saber se era a Tris ou o Tobias que estavam narrando.
    Deixando de lado essa leitura, gostei do seu blog e das resenhas de As Crônicas de Nárnia.
    Abraços.

    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Topo