h3.post-title {text-align: center; [Resenha] A Esperança - Apenas uma Leitura

[Resenha] A Esperança

"Minhas fraquezas? Isso é uma porta que não quero nem abrir(...) A extensão da lista me deprime"


Olá, leitores lindos! Finalmente acabei de ler a trilogia Jogos Vorazes, e hoje irei resenhar o terceiro livro, A Esperança! Então, se você ainda não leu as resenhas dos outros livros: 



AUTORA


Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e é filha de um oficial da Força Aérea americana, vive em Connecticut com o marido e os dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.

A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar. O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra.

SINOPSE

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

RESENHA (SPOILER)

A Esperança começa logo após Katniss detonar a Arena do Massacre Quaternário, depois de ela se tornar mais uma vez peça dos jogos, mas dessa vez, jogos dos rebeldes. No livro, Katniss fica entre o drama de ser o Tordo e lamentar pelo Peeta, que ao contrário dela, não fazia parte do plano do Distrito 13 e foi capturado pela Capital para ser o jogo do presidente Snow.

Como eu já disse, a Katniss fica um pouco sem ação nesse livro, a Arena e as poucas notícias sobre Peeta deixaram a nossa protagonista nada bem da cabeça. O inevitável é que os vitoriosos ou morrerão ou ficarão com alguma sequela mental. 

Lindos, se vocês leram as resenhas que eu fiz dos livros anteriores dessa trilogia sabem que eu já começava a me apaixonar pela história e pela autora, mas o ritmo que antes me deixava super animada com a leitura não foi o mesmo com o último livro da trilogia. A Esperança tinha seus pontos fortes que envolviam-me na leitura, porém, eram repetitivos os pontos importantes pouco explorados e os pontos irrelevantes que eram tão citados, que me deixavam com sono, admito que esse foi livro mais difícil de ser lido de toda a trilogia. Os pontos fracos deixaram a narrativa bem atrasada e cansativa.

Se vocês me acompanham sabem que eu sou fã de distopias... E o que eu mais gosto em distopias é a exploração e explicações dos sistemas que são sustentados ao longo das narrativas. Já comentei que me decepcionei um pouco com Jogos Vorazes, pelo fato de o sistema ser deixado de lado muitas vezes para serem assumidos pelos dramas de Katniss. Em "A Esperança" os rebeldes compraram o levante sem muitos questionamentos... E depois? Depois que conseguissem derrotar Snow? Quem assumiria? Qual regime seria adotado? Como ficarão as pessoas nos distritos? Mas não, as pessoas estavam lá, morrendo pelo uma causa que nem era real.

Depois da derrota de Snow, pouco se fala de como ficou a vida nos distritos, como o sistema estava andando ou coisas que, para mim, seriam essenciais no desfecho do livro. A Suzanne é uma assassina, isso nós já sabemos, mas tiveram mortes bem desnecessárias ao longo do livro, que foram colocadas apenas comover o leitor.

A Esperança tem seus altos e baixos, mas poderia ter sido muito mais melhor... É o ultimo livro de uma trilogia, poxa... Não estou falando de finais felizes, mas de explicações que ficaram soltas ao longo do enredo. A trilogia Jogos Vorazes é muito mais que um triangulo amoroso que será resolvido no último capítulo do livro, é a história de uma revolução e toda revolução deve mudar montanhas nos rumos da história, e o que faltou para mim foi o resultado dessa revolução.

A trilogia Jogos Vorazes é daquelas que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, não importa a idade. Como já disse em resenhas anteriores, são livros que influenciam os jovens ideais revolucionários e não alienados! 

Beijos!


Um comentário

  1. Li essa trilogia no ano passado e resenhei também. Achei ela bacana, mas prefiro Percy! rsrs

    Saudações literárias.
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Topo