h3.post-title {text-align: center; Resenha | Confúcio: As Lições do Mestre - Apenas uma Leitura

Resenha | Confúcio: As Lições do Mestre


Olá, leitores! Tudo ótimo com vocês? Como estão as leituras? Eu estou bem e estou lendo bem mais que o ano passado! Trouxe hoje a resenha do livro “Confúcio: As lições do Mestre”, publicado pela editora Jardim dos Livros, cedido para resenha em parceria com a editora Geração Editorial.


Ano: 2016

Páginas: 96

Editora: Jardim dos Livros

Sinopse: Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.



“Confúcio: As lições do Mestre” foi traduzido e organizado pelo sinólogo André Bueno, e publicado pela editora Jardim dos Livros. O livro reúne ensinamentos de Confúcio, um dos maiores pensadores da filosofia.

Na introdução ao livro, André nos apresenta o contexto histórico e social que o Mestre Confúcio viveu, precisamos conhecer um pouco do cotidiano vivido e presenciado pelo filósofo, para compreendermos seus escritos.

“Só quem começa o caminho descobre onde parar. Mas você desiste antes de começar.”

Confúcio vivia na civilização chinesa, que enfrentava uma série crise política, com excesso de corrupção  e ignorância administrativa. Ao perceber todos os problemas enfrentados pela sociedade, ele propôs soluções para contornar os problemas sociais, políticos e econômicos. As propostas de Confúcio se destacaram pelo cerne humanista. Em seus ensinamentos sempre exaltava a preservação da cultura. Para ele, o individuo ideal era o “educado”, que transpirava bondade, bons modos e vigiava os ideais morais.

O livro, como já disse, é uma seleção dos principais pensamentos confucionistas. Esses pensamentos não foram dispostos enumerados ou apresentados, como em alguns livros, como propostas de leituras diárias, apesar de eu achar isso um exercício válido: pegar esse livro todos os dias, ou uma vez por semana, e ler um pensamento por vez.

“Exija muito de si e pouco dos outros, e isso lhe trará sossego”

O trabalho gráfico, a diagramação e a tradução do livro não deixaram a desejar. Eu, particularmente, gostei bastante da textura e dos detalhes que compõem a capa. O trabalho interno do livro também está caprichado, as ilustrações do Mestre, a disposição dos ensinamentos, e até as páginas são de boa qualidade.



“Confúcio: As lições do Mestre” traz ensinamentos que devem ser considerados necessários em todos os tempos. O livro é baseado em escritos de 2.600 anos, mas não deixa de ser um guia de aconselhamentos para os dias atuais. Leitura recomendada para vocês, leitores, que gostam de livros que nos agregam sempre novos aprendizados e reflexões.

17 comentários

  1. Confesso que nunca na minha vida eu tinha ouvido falar nesse livro D:. Achei interessante a história e parabéns pela resenha!
    Beijas,
    Mundo perdido da Carol

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mariana.
    Já tinha visto o livro em outro blog, mas não me interessei por ele. Para falar a verdade nunca vi falar sobre Confucio antes de ver o livro. Mas não gosto de livros assim, então vou deixar passar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariana, tudo bem?
    Eu nunca li nada de Confúcio, mas claro que conheço. Achei a premissa do livro interessante e me parece um bom livro para a reflexão.
    Valeu pela dica. Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi outro blog falando desse livro e até gostei !! agora achei o seu e vou procurar por esse livro heheh !!


    Beijo de Brigadeiro

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Vi algumas resenhas muito positivas a respeito desse livro e acredito que deva ser muito bom para pensarmos em algumas coisas das nossas vidas.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi deixar um carinho no meu blog e eu não podia deixar de passar por aqui, né?
    Ainda mais depois de uma mensagem tão fofa no instagram, haha.
    Aproveitei para seguir. *-*
    Não conhecia esse livro. Gostei bastante da capa e do modo como os ensinamentos estão dispostos nas páginas.
    Bela resenha!

    SIGA BIO-LIVROS E CURTA BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!

    Esse livro deve ser muito interessante! Assim que eu vi a foto que o Tony tirou quando recebeu o livro eu já tinha gamado na capa.
    Acho que esses ensinamentos nunca ficarão velhos, né? A sabedoria não envelhece nunca!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Amo livros assim, com uma pegada auto ajuda e ensinamentos, nunca tinha visto, quero muito ler!
    Beijos
    http://duranteos16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa que interessante!
    Eu gostaria de ter um livro desse, acho que só nos complementa.

    Ótima resenha!

    Beijos,
    Tamires,

    http://nossomundorose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. As lições de Confúcio são pérolas para uma vida toda.

    ResponderExcluir
  11. As lições de Confúcio são pérolas para uma vida toda.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha!!! E já quero ler ele também!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Mariana!
    Curti muito sua resenha. A diagramação do livro está incrível. Pena que não faz meu estilo de leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  14. Oi Mariana!
    Fico bem na dúvida quanto a esse livro, não faz meu estilo. Mas vejo muitos elogios a obra.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARA, o André dava aula na ~minha~ Universidade!
    Tenho uma amiga que era apaixonada por ele hahaha lembro de ter visto ele no corredor com uma camiseta do The Cure e ter ficado morrendo de inveja u.u o cara é foda, mesmo!
    Mas ok, agora falando da obra: apesar de já ter ouvido falar em Confúcio, não sabia nada do Confucionismo, mas adorei saber! Se encaixa demais em tudo que eu acredito.
    Parece ser uma leitura muito gostosa, boa pra ler com calma e ir absorvendo aos pouquinhos todos os ensinamentos. Adicionei à estante do Quero Ler do Skoob ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari !! Tudo bem flor ??
    Eu adorei sua resenha <3
    O livro é lindo, cheio de ilustrações !! Eu já ouvi falar de Confúcio, mas nada muito específico. Fiquei com vontade de ler !!
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, amiga!
    Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei encantada! A edição é lindíssima e com ensinamentos maravilhosos para levar pra vida! Quero e preciso haha Amei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

Topo