h3.post-title {text-align: center; Resenha | Memórias de Ellie White - Apenas uma Leitura

Resenha | Memórias de Ellie White


Olá, leitores! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem! Hoje é dia de resenha, e o livro resenhado de hoje é “Memórias de Ellie White”, publicado pela editora Selo Jovem, de Daniel Almeida


Ano: 2015

Páginas: 240

Editora: Selo Jovem

Sinopse: Ellie White é apenas mais uma adolescente normal no mundo, que vive uma vida monótona e tediosa. Mas após sofrer um acidente e ficar com graves lesões que poderão ocasionar em sua morte ou perda total e/ou parcial de sua memória, conhece Tyler O’brien e os dois começam um relacionamento. Repleta de dúvidas e incertezas pede dicas para sua melhor amiga, Elizabeth, de como deveria aproveitar seus últimos dias, dicas que ela não usa, por achar que não se aplica aos seus costumes.
No entanto, Ellie começa a ter uma vida diferente por causa do seu relacionamento com Tyler, ela conhece novos lugares e passa por experiências magníficas que a fazem esquecer-se de seus problemas, mas as lesões ainda estão no interior do seu crânio. Sem um futuro definido, Ellie decide registrar todos os seus momentos felizes ao lado de Tyler, e somente o destino poderá definir o final dessa história.

“Memórias de Ellie White” é um romance (sick lit) do jovem autor Daniel Almeida. A protagonista e narradora é Ellie White, uma garota de poucas amizades, que vive uma vida monótona. A adolescente tem uma doença visual e a qualquer momento pode alcançar a cegueira total, isso formenta no relacionamento super protetor de sua mãe.

A rotina e a vida de Ellie se transformaram após ela sofrer um acidente, em qual ela sofreu lesões cerebrais que podem ocasionar na perda parcial ou total de sua memória ou resultar, até mesmo, em sua morte. Quando a garota se vê sem nada para fazer, pede ajudar a sua melhor amiga, Elizabeh, para criar uma lista de “coisas para fazer antes de morrer”. Mas ao conhecer Tyler O’Brien, ela não precisará de lista nenhuma, pois esse relacionamento lhe trará novas sensações e experiências.

O casal temia o que aconteceria caso Ellie perdesse a memória e não se lembrasse do amor que eles cultivaram juntos. Enquanto o tempo passa, sem que nenhum infortúnio aconteça, Tyler e Ellie se tornam cada vez mais íntimos e apaixonados. A garota registrava cada momento vivenciado em uma câmera Polaroid, presente de seu namorado. A mãe de Ellie mudou, pois voltou a acreditar no amor e no poder dele em uma vida.

“São nossas dúvidas que nos fazem correr atrás de nossas respostas, e o caminho pelo qual percorremos é conhecido como ações, nossas vidas são como um vasto caminho inesperado, um caminho escuro e apertado, não podemos ver o que possui lá no fim, não no ponto de inicio, não tão longe”

Os dias passavam e Ellie sentia constantes  dores de cabeça até que um dia, a garota estava fora de casa, a dor era tão insuportável que ela desmaia, sua cabeça indo em direção ao chão. Ela acorda em sala de hospital com um rapaz que ela nunca vira, mas, para o rapaz, o rosto da garota era o mais familiar que ele já vira. O que Daniel reserva para os personagens depois dessa reviravolta? Qual será o desfecho para a estória de amor de Ellie e Tyler?

Eu acho a proposta de “Memórias de Ellie White” muito boa, para os padrões romance dramático, sim, uma estória com clichês em uma página e surpresas em outras páginas. Mas algo chegou a me incomodar, os diálogos. Ao passar das páginas, os diálogos são em poucas quantidades e poderiam ser mais complexos, expressarem mais as personalidades e emoções dos personagens. Os personagens que muitas vezes apresentam características reais, são colocados diante de situações complicadas e têm uma reação irreal, eles ficam menos reais, menos palpáveis. A repetição de nomes também chegou a me incomodar, por exemplo, cada frase o nome do personagem era usado e não substituído por um pronome.

Outro ponto que não posso deixar de comentar é sobre as memórias da Ellie, o livro não carrega esse título à  toa. Ao longo do livro a garota solta algumas de suas lembranças de infância, adolescência, são pensamentos aleatórios e simples, mas que dão um toque especial ao livro.

“A cada ano mudamos um pouco, somos chacoalhados pelos problemas e trocamos nossas folhas e frutos e, se o vento for muito forte, eis que digo que aquele que não estiver preparado com um tronco e uma raiz forte: será derrubado.”

O livro, em sua primeira edição, veio acrescentado de alguns erros ortográficos e de digitação. A diagramação não me agradou e complicou um pouco o ritmo da leitura.

No trabalho gráfico,  gostei da arte da capa e da qualidade das páginas, com uma textura porosa.

Em suma, “Memórias de Ellie White” é um livro que ainda pode ser muito amadurecido. Se não me engano, o autor tem 17 anos, então parabéns por com tão pouca idade escrever e publicar um livro, então o autor tem muito que amadurecer e acredito que seus escritos amadureçam com ele. 

14 comentários

  1. Oi Mari !! Tudo bem ??
    Como sempre arrasou na resenha !!
    Nossa, quando você disse que o autor tem apenas 17 anos fiquei impressionada com o quanto ele conseguiu criar !! E pelo visto ele terá um ótimo futuro pela frente !!
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, lendo sua resenha percebi que já tinha visto esse livro antes, me chamou bastante a atenção porém por algum motivo acabei não lendo, acho que é um sinal pra dar uma chance a ele rsrs, gostei bastante de sua resenha e me esclareceu bastante coisas, parabéns!

    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mariana.
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas me interessou. Mesmo com os pontos negativos que você apresentou. Mas fiquei em duvida por causa dos erros ortográficos. Ninguém merece livro mal revisado.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari!
    Gente, esse livro tem cara de que faz chorar. Sério.
    Apesar dos pontos negativos que você colocou, fiquei interessada a ler.
    Gente, botei fé no autor de 17 anos.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Realmente, pela sinopse já dá para perceber que a história é cheia de clichês. Esses diálogos vazios (sem personalidade) e as situações exageradas/irreais são coisas que costumam me incomodar muito em livros, então com certeza não daria uma chance a esse.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi, oi.

    eu não sei se curtiria tanto o livro, porque amo diálogos na história. só narração é um saco, então, sim, eu te entendo perfeitamente. o foda é que pela sinopse a história parece ser ótima. por isso gosto de ler resenhas antes de comprar um livro, pq muitas vezes a gente vai pela sinopse/capa e só se frusta.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  7. Oii, a capa e a sinopse chamam muito a atenção mas fiquei com receio por não ter muitos diálogos. Amo diálogos longos, a leitura flui mais rapido hehe

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de ter gostado da capa, confesso que não fiquei muito interessado na leitura, não sou fã de drama assim hahah. Adorei sua resenha!, legal o autor ser tão jovem.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Ooi Mariana, tudo bem? Sou o autor do livro, muito obrigado por ter dedicado seu tempo para ler e resenhar o livro. Obrigado pelas dicas. Tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Menina, Mari!
    Achei a ideia do livro legal e acredito que eu faria a leitura. Já li um livro dessa editora e gostei, então apostaria nesse também. Que bom ver um autor tão jovem e já competente. Amadurecer e essencial e acontece para todos né, então... Sucesso pra ele.
    Sobre a repetição de nomes estou lendo um livro assim agora e realmente fica um pouco chato...

    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari tudo bem?

    Uau! Parabéns pelo blog, é sensacional!
    E essa resenha é surpreendente! Fiquei bem interessada no livro.

    beijoos


    http://sessaodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O livro parece ser maravilhoso, fiquei bem curiosa.
    Ótima resenha!! Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    O livro parece ser bem bacana, achei a capa simplesmente linda e fiquei com verdadeira vontade de ler. Porém desanimei um pouco ao saber que o autor ainda precisa amadurecer alguns (muitos) aspectos.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Que resenha incrível!
    Achei a capa muito bonita também, que pena que a diagramação é um pouco decepcionante, acaba influenciando na leitura :/
    O autor tem 17 anos ? uou hahah sucesso para ele, já começou bem!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir

Topo