h3.post-title {text-align: center; Resenha | Por Lugares Incríveis - Apenas uma Leitura

Resenha | Por Lugares Incríveis


Olá, leitores! Como vocês estão? Espero que bem! Hoje trouxe uma resenha diferente e especial para vocês.

Eu, a Raquel do Simply One Story e a Bruna do Primavera Agridoce, nos juntamos para fazermos uma resenha coletiva da nossa primeira leitura do ano, Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven. Decidimos avaliar o livro em tópicos, em que cada uma opinou sobre o aspecto avaliado. Espero que gostem!



MARI: O livro sempre me chamou atenção pela premissa e depois que explodiram críticas boas, fiquei ainda mais curiosa para lê-lo. Fui conquistada pelo livro pelo assunto delicado que autora trabalha com tamanha maestria.

Não posso deixar de falar da edição do livro, sou apaixonada pelo trabalho desenvolvido na capa que, em minha opinião, faz um bom contraste com a estória.



RAQUEL: Eu tive a sorte de ganhar Por Lugares Incríveis de aniversário de uma amiga. Eu já o namorava pelo instagram, pois assim que ele lançou me apaixonei pela capa. Então quando comecei a ler e vi que Finch era um personagem diferente, ficava na expectativa pra saber o que se passava na cabeça dele.

BRU: Não vejo críticas negativas de por lugares incríveis, os motivos que me levaram à compra dele foram: a sinopse, que já te deixa super curioso para saber o final e a capa que por sinal é muito linda, e me vem um sentimento de nostalgia.



MARI: Admito que estava com muitas expectativas para conhecer o Finch, me julguem, mas pensei que ele completaria o vazio que o Augustus (A Culpa é das Estrelas) deixou no meu coração, mas apesar de ele ser um personagem que logo cativa nossa empatia, não consegui me apegar tanto a ele, como gostaria. Theodore Finch tem uma personalidade forte e imprevisível, e não se conformava com uma única versão de si mesmo, representando um personagem diferente (fodão, largado, anos 80...) a cada semana. O garoto é visto como o “aberração” da escola, por sua peculiaridade, e ainda enfrenta problemas familiares, como a separação dos pais.

Violet Markey tem a vida mudada após o acidente em qual custou a vida de sua irmã e lhe deixou com a sequela da culpa. Os amigos populares, a revista online que ela mantinha junto com a irmã, planos para o futuro e o dom de escrever foram enterrados com sua irmã. A garota mal pode esperar o fim das aulas, para enfim ir embora da cidade onde mora e tentar seguir em frente. Ainda não defini meus sentimentos quanto a Violet, mas tenho empatia por ela.



RAQUEL: Finch e Violet se conhecem em um momento um tanto sem rumo na vida deles. E como disse no tópico anterior eu me prendi a história querendo saber o que se passava por suas cabeças. Entender sua personalidade e viajar no trabalho de geografia que eles tinham que fazer sobre o estado onde moravam.

BRU: São muito bem escritos, cada um com características bem peculiares. Violet e Finch se conhecem na torre no relógio da escola, em momentos difíceis da vida de cada um, porém encontram no outro o motivo para permanecerem acordados.



MARI: O livro é narrado pelos protagonistas, Violet e Finch, em uma narrativa intercalada. Eu tive facilidade em identificar os elementos que caracterizavam a narração de cada um, uma forma que autora desenvolveu para não nos perdemos na leitura. Adoro narrações intercaladas, sabemos os pontos de vista de ambos os personagens, com uma continuidade linear.

A escrita da Jennifer é envolvente e me fez ansiar sempre pela próxima página.



RAQUEL: O livro trás a visão dos dois personagens principais. Onde em cada capítulo alternamos acompanhando a narração em primeira pessoa deles. Assim é bem melhor pra saber o ponto de vista de cada um separadamente.

BRU: Simplesmente incrível! O livro me deixou vidrada, a cada página aparece algo novo que me forçava a ler. A escrita faz com que o leitor abra os olhos para acontecimentos muito julgados, como o suicídio, e no livros eles são tratados de uma forma bem sensata, o livro me envolveu bastante, me senti como se eu fosse o próprio personagem e passei pelas dores e alegrias de cada um.


MARI: Acho que os elementos que a autora usou para narrar assuntos delicados já são uma inovação. Mas aos meus olhos, o fato mais “inédito” foi o trabalho de Geografia e as andanças que aproximou ainda mais os personagens.



RAQUEL: No geral a história é padrão. Me lembrei de Cidades de Papel em algumas partes e até pensei como seria um encontro dos personagens dos dois livros. Eu gostei da ideia central ser o trabalho de geografia e as "andanças" que os dois personagens faziam pelo estado. No fim do livro ele trás um mapa e fala um pouco dos pontos que eles foram.

BRU: O mais legal e inovador (pelo menos para mim) é que no livro tem o mapa do lugar onde eles moram com todas as andanças circuladas, e ligo após uma descrição sobre todos os lugares que Finch e Violet conheceram. Esses lugares realmente existiram e depois de ler senti uma vontade enorme de visitar Indiana e ver todos os lugares que eles foram.



MARI: Sim ou claro? Claro! Junte todos os pontos já citados na resenha e você terá um livro envolvente e uma leitura que, provavelmente, não irá lhe decepcionar.




RAQUEL: Eu daria 3 ou 4 estrelas fácil pro livro. Eu gosto de histórias assim, que são completas em um livro só e que entretenham a pessoa pela personalidade dos personagens sabem?

BRU: Claro! E acho que todo o jovem precisa ler esse livro! Desde o início tinha a certeza que esse livro iria me fazer bem! E aqui estou. Só elogios para Niven. E até vou arriscar que essa será minha melhor leitura de 2016!


***
Isso é tudo, por hoje! Obrigada por ter lido e não deixa de me alegrar com seu comentário, hein?


Beijos!

23 comentários

  1. oooi, tudo bem? :D
    Que legal essa ideia de resenha coletiva. Ter mais de uma opinião sobre o mesmo livro em uma única postagem é bem interessante. E adorei as imagens, ilustraram bem o que escreveram.

    BIO-LIVROS | PÁGINA | Produtos Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Dani! Tudo ótimo e com você?
      Fico feliz que você tenha gostado! Volte sempre :)

      Excluir
  2. Achei muito bacana essa resenha coletiva. Se antes eu já queria ler, depois dessa resenha de vocês a vontade só aumentou.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Luiza! Leia, sim :) Depois quero saber sua opinião. Beijos!

      Excluir
  3. Oi meninas!
    Eu também adoro esse livro. Foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Não vejo a hora de ler outras coisas da autora.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mari!
      Que legal :) Também estou muito curiosa para ler outros livros da autora!

      Excluir
  4. Oiie meninas, eu seeeeempre vejo resenhas desse livro e quero muito ler ele logo *-* espero não me decepcionar.

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Thiago!
      Espero que leia logo, depois me conte o que achou :)

      Excluir
  5. Gente, que amor essa resenha tripla! É raro ver resenhas assim. Eu costumava fazer bastante com a Leh aqui do blog. Bateu até uma nostalgia haha
    Já ouvi falarem muito desse livro, só falta ele nas minhas mãos pra poder ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "House of night", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Carol <3 Menina, pois que ele apareça logo em suas mãos. Depois quero saber o que você achou :)

      Excluir
  6. Que resenha bacana! Gostei, viu! As três opiniões casaram muito bem, meninas!
    O livro parece uma boa pedida.
    Beijinhos!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Erica!
      Fico feliz que tenha gostado :) É sim, uma ótima leitura.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Mari, Bru e Raquel! Tudo bem com vocês? Simplesmente adorei essa resenha coletiva de vocês! <3 A minha vontade (que já era grande) para ler "Por Lugares Incríveis" só fez aumentar! hahaha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tony! Tudo ótimo e com você?
      Aiii que bom <3 "Agora só falta você". Espero que você leia logo, quero saber sua opinião!
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu já li tantas resenhas maravilhosa do livro que estou me sentindo mal por ainda não ter lido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, espero que você leia logo, logo e possa tirar suas próprias conclusões :)

      Excluir
  9. Adorei essa resenha ter sido coletiva, é a primeira vez que vejo resenhas desse tipo.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  10. oi, oi.

    há tempo quero ler este livro. tá na minha lista há um bom tempo. eu até baixei ele em pdf mesmo, pq minhas condições financeiras não me permitem comprar nada. a faculdade tá me sugando todos os centavos que pode. =/

    a história parece ser tão fofa que eu acho que passarei tbm o dia inteiro só envolvido com ela. tbm sou desses que quando vai ler, esquece até do mundo se a história for realmente boa. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Adriel!
      Poxa :/ Imagino como isso deve ser, mas faz o teu melhor e não deixa de comprar o livro para ler. Quando você ler, me diz o que achou.
      Beijos!

      Excluir
  11. Olá Mari !!
    Adorei ver essa resenha compartilhada de vocês !! Foi um jeito bem inovador e ficou muito bom mesmo *-*
    Não conhecia o livro ainda, mas quero muito ler e entender os personagens também rsrs
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O livro parece bem legal.
    Gostei muita do estilo da resenha. Já tinha visto algumas resenhas coletivas, mas esse ficou muito boa!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah, que legal essa ideia de resenha coletiva! O post ficou muito legal!
    Quero muito ler esse livro, já o dei de presente pra uma amiga logo quando ele lançou, mas até agora não tive oportunidade de lê-lo. São muitos elogios pra ele em todo lugar, daí fica difícil não querer conferir logo, né? hahah
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir

Topo